Coleção Federico Fellini

A Amazon Digital lança em agosto, a Coleção Federico Fellini, com obras primas do diretor italiano, “Casanova de Fellini”(1976), “Amarcord” (1973), e “8 ½” (1963).

Em “Casanova de Fellini”, Donald Sutherland interpreta o lendário sedutor do século 18 Casanova. Neste filme, Fellini desfaz o mito de Casanova, mostrando-o como uma pessoa comum, cujos os atos eram motivados pelas circunstâncias. Casanova frequentava a nobreza, mas passeava pela política e por suas aventuras amorosas com tédio e desdém. Proibido nos anos de chumbo do Brasil, totalmente e inédito, na integra sem cortes, um luxo em todos os sentidos de uma obra de arte.

Em “Amarcord”, através dos olhos de Titta (Bruno Zanin), um garoto impressionável, o diretor dá uma olhada na vida familiar, religião, educação e política dos anos 30, quando o fascismo era a ordem dominante. Entre os personagens estão o pai e a mãe de Titta, que estão constantemente batalhando para viver além de um padre que escuta confissões só para dar assas à sua imaginação anti convencional. “Amarcord” é uma história fascinante e dramática, as vezes humorística, sobre a vida de um homem que no início do século XX, descobre que todo mundo ao seu redor parece estranho. Desesperado e surpreso, ele sai numa busca febril, por algumas coisas que o faça retornar a realidade, antes que seja tragado pela loucura. E assim, envolve-se em inúmeras situações do cotidiano, levando-nos a pensar na própria vida que levamos. Esta é a intenção de Fellini (A Doce Vida e Cidade de Mulheres), que trabalha todas as recordações da adolescência, como a escola, as descobertas do sexo. E do mundo. O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e, no ano seguinte, deu à Fellini as indicações de Roteiro e Direção. “Amarcord” é uma obra prima impressionante e inesquecível.

Em “8 ½”, Guido Anselmi é um diretor de cinema que tenta descontrair-se após seu grande último sucesso. No entanto, não consegue um momento de sossego, pois a sua mulher, a sua amante, e seu produtor e todos os amigos estão constantemente a pressioná-lo sobre uma coisa ou outra e procurando mais trabalho. Ele luta com o seu consciente, mas não consegue uma ideia nova. Enquanto pensa, começa a recordar os grandes acontecimentos da sua vida e todas as mulheres que amou e abandonou. Genial, harmônico, puro, elegante, complexo, divertido, surrealista, genial, genial, Fellini…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.