Mostra de Tiradentes leva programa socioeducativo à cidade

Em comemoração aos 15 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes, a Universo Produção está realizando uma série de atividades sociais de formação, reflexão e difusão do audiovisual em diálogo com diversos públicos e com a cidade de Tiradentes.

Além do lançamento do livro “Cinema sem Fronteiras – 15 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes”, da Campanha “Eu faço a Mostra”, a Universo Produção celebra parceria com o Sesi/Sistema Fiemg  na  implantação de uma sala de cinema no Centro Cultural Yves Alves – administrado pelo SESI e Instituto Estrada Real (inaugurada 27 de setembro 2012) e na realização do Cine-Expressão – A Escola vai ao Cinema que vai beneficiar educadores e estudantes da cidade de Tiradentes e do Sesi.

A cidade de Tiradentes sediará a próxima edição do programa Cine-Expressão que oferece uma programação gratuita, entre os meses de outubro a dezembro de 2012, que inclui a realização de oficina, sessões cine-escola, cine-debates.

O programa foi aderido por todas as escolas da cidade – rede estadual e municipal e a Escola do Sesi de São João del-Rei. Ao todo são 17 sessões cine-escola que irão beneficiar mais de 1.500 alunos de nove escolas. As sessões serão realizadas na recém-inaugurada sala de cinema do Centro Cultural Yves Alves (sede da Mostra Tiradentes) entre os dias 7 e 30 de novembro, em duas sessões por dia – manhã (8h30) e tarde (14h) para atender a faixa etária a partir de quatro anos.

Os educadores que irão acompanhar os alunos nas sessões cine-escola participaram de oficina de capacitação  que abordou o tema “Introdução à Linguagem do Cinema”, ministrada pela instrutora Bete Bullara (RJ).

O Cine-Expressão constitui-se em um programa socioeducacional-cultural singular e importante que une as linguagens educação e cultura com foco na formação do cidadão a partir da utilização do audiovisual no processo pedagógico interdisciplinar.

Entender o audiovisual como janela para as relações sociais do mundo, como ferramenta multidisciplinar na sala de aula e ação complementar do projeto pedagógico são algumas diretrizes do programa.

“Esta iniciativa possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual promovendo encontros e debates do público estudantil de diversas faixas etárias com as produções audiovisuais brasileiras”, afirma a diretora da Universo Produção, Raquel Hallak.

Os critérios de seleção dos filmes constantes do programa Cine-Expressão são baseados nos Temas Transversais desenvolvidos pelo MEC e encontrados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Desde sua estreia em 2006, o programa Cine-Expressão já beneficiou mais de 50 mil alunos e ampliou seu portfólio de filmes, com atendimento desde o Ciclo I (1ª a 4ª Séries) até Ensino de Jovens e Adultos.

Veja os filmes selecionados para o programa Cine-Expressão – edição Tiradentes:

31 MINUTOS – O FILME
Ficção, cor, 35mm, 87min, Chile/Espanha/Brasil, 2012
Direção: Álvaro Diaz e Pedro Peirano
* Faixa etária sugerida: de 4 a 7 anos

EU E MEU GUARDA CHUVA
Ficção, Cor, 35mm, 78min, SP, 2010
Baseado na obra de Branco Mello, Hugo Possolo e Ciro Pessoa
Direção e produção: Toni Vanzolini
Elenco: Lucas Cotrim, Victor Froiman, Rafaela Victor, Daniel Dantas, Arnaldo Antunes, Camila Amado, Leandro Hassum, Paola Oliveira, Mariana Lima, Raul Barreto, Franscisco Gaspar
* Faixa etária sugerida: de 8 a 10 anos

ANTES QUE O MUNDO ACABE
Ficção, 35mm, Cor, 97min, 2009, RS
Direção: Ana Luiza Azevedo
Elenco: Pedro Tergolina, Eduardo Cardoso, Bianca Menti, Caroline Guedes, Eduardo Moreira, Janaína Kremer, Murilo Grossi, Irene Brietzke, Carlos Cunha, Mirna Spritzer e Sérgio Lulkin
* Faixa etária sugerida: de 10 a 13 anos

AS MELHORES COISAS DO MUNDO
Ficção, Cor, 35mm, 107min, SP, 2010
Direção: Laís Bodanzky
Elenco: Francisco Miguez, Filipe Galvão (Fiuk), Denise Fraga, Zé Carlos Machado, Gabriela Rocha, Gabriel Illanes, Gustavo Machado, Caio Blat e Paulo Vilhena
* Faixa etária sugerida: de 13 a 15 anos

LIXO EXTRAORDINÁRIO
Documentário, Cor, digital, 99 min, Brasil/Inglaterra, 2009
Direção: Lucy Walker

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.