Cinesul abre inscrições para sua 20ª edição

Vitrine para a produção cinematográfica dos países de língua portuguesa e espanhola, o Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo está com as inscrições abertas para a sua 20ª edição. Até dia 1º de março, produtores e realizadores podem inscrever seus longas, médias e curtas-metragens no evento, que acontece no Rio de Janeiro, de 4 a 16 de junho.

Participam da competitiva obras em qualquer suporte, tanto ficção quanto documentários, divididos nas seguintes categorias: longa-metragem (mais de 61 minutos) e curta e média-metragem (até 60 minutos). Os trabalhos devem ter sido finalizados entre 2011 e 2013 e não podem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta. Um filme que já tenha sido inscrito e não tenha sido selecionado, pode participar novamente. E não há número limite de inscrições de um mesmo realizador.

Em 2012, competiram 69 obras, sendo 17 longas-metragens – oito documentários e nove de ficção – e 52 médias e curtas-metragens – 23 documentários e 29 ficcionais – tendo sido exibidos cerca de 240 produções. Do Brasil, foram 33 trabalhos, entre eles, duas coproduções uma com Portugal e uma com a Argentina. Os outros 36 foram de 12 países, sendo 13 da Espanha, seis da Argentina, três do México, dois de Cuba, dois da Venezuela, dois de Portugal, dois do Chile, dois da Colômbia, um do Equador, e três coproduções: El Salvador-México, Porto Rico-Espanha e México-Alemanha.

O Cinesul terá exibições no Centro Cultural do Banco do Brasil, Centro Cultural Correios, Cinemateca do MAM, entre outros.

As inscrições deverão ser feitas diretamente no site www.cinesul.com.br, no formulário indicativo, e as obras (a cópia do filme ou do vídeo proposto no formato DVD (região zero ou 4) enviadas pelo correio para o endereço da Pulsar Artes & Produção /Cinesul 2013 (Rua Senador Dantas, 29 sala 34.– CEP: 20031-202 – Rio de Janeiro – Brasil).

O resultado da seleção para as mostras competitivas e temáticas será comunicado a todos os participantes a partir do dia 30 de abril em www.festivalcinesul.blogspot.com. O regulamento completo está disponível no site do festival (http://www.cinesul.com.br/regulamento_cine2013.php).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.