Faroeste Caboclo

Um dos marcos do rock brasileiro nos anos 80, Faroeste Caboclo, a saga de João de Santo Cristo composta por Renato Russo, um dos maiores sucessos do Legião Urbana, chega agora aos cinemas. Com direção de René Sampaio, o longa traz Fabrício Boliveira (da minissérie Suburbia) como o mítico João de Santo Cristo e Ísis Valverde (Avenida Brasil, O Canto da Sereia) em sua estreia no cinema como Maria Lúcia.

Marcos Bernstein e Victor Atherino assinam o roteiro, inspirado na música de 1979. Philippe Seabra, do Plebe Rude, é o autor da trilha sonora de Faroeste Caboclo, que estreia nos cinemas das principais cidades no dia 30 de maio. A pré-estreia do filme acontece nesta terça-feira, 21, às 20h, no Cine Livraria Cultura, em São Paulo, em sessão gratuita. Após a exibição, haverá debate com o diretor René Sampaio e com os atores Fabrício Boliveira, Isis Valverde e Felipe Abib. Os Ingressos poderão ser retirados a partir das 19h do mesmo dia, na bilheteria do cinema, na Rua Padre João Manoel, 100, Loja 1, no Conjunto Nacional.

Numa narrativa que nos lembra o cordel brasileiro, a letra da música Faroeste Caboclo tem 159 versos que narram a vida de João de Santo Cristo desde a sua infância, na Bahia, à sua trajetória em Brasília. A história tem os elementos de uma tragédia grega conduzida por um personagem solitário que nos causa compaixão e receio. No percurso de sua vida, João de Santo Cristo encontra caminhos bifurcados e faz suas escolhas, mas para viver o grande amor com Maria Lucia ele precisa encarar seus dilemas e seus conflitos, além do playboy e traficante Jeremias (Felipe Abib), também apaixonado por ela.

Com fotografia de Gustavo Hadba, o filme é produzido por Bianca De Felippes, Marcello Maia. Marcos Paulo (1951-2012) faz o pai da personagem Maria Lucia, em seu último trabalho como ator. Flavio Bauraqui faz uma participação especial, como pai do menino João de Santo Cristo.

René Sampaio faz sua estreia em longa-metragem com Faroeste Caboclo. É diretor dos curtas Antes do FimO Homem e Sinistro, filme que recebeu sete candangos no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, dois kikitos no Festival de Gramado e mais de 10 prêmios em outros festivais do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.