24º Festival de Curtas de São Paulo define primeiros programas

O Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo – Curta Kinoforum já começou a definir a seleção dos cerca de 400 filmes que serão exibidos durante a sua 24ª edição, que acontece entre os dias 22 e 30 de agosto.

Entre os destaques da Mostra Internacional estão dois curtas que desvendam, com muito humor e crítica, a intimidade de estadistas atuais. A primeira-ministra alemã Angela Merkel vai a um encontro às escuras em Sonntag 3, de Jochen Kuhn, premiado no Festival de Tampere. Já o britânico Walking the Dogs, de Jeremy Brock, roteirista de filmes como O Último Rei da Escócia, que tem a atriz Emma Thompson interpretando a rainha Elizabeth, mostra um intruso que invade o palácio de Buckingham para conversar com a rainha.

Além dos programas dedicados aos curtas brasileiros e paulistas, este ano o festival também destaca a temática de Direitos Humanos e suas representações com o programa Estado Crítico. A mostra não poderia vir em um momento mais propício, justamente quando brasileiros estão saindo às ruas para mostrar sua indignação contra as mais diversas questões do país. Neste programa, está o curta O que Lembro, Tenho, de Rafael Barbosa, de Alagoas, em que uma idosa de classe média começa a sofrer de demência senil e se vê obrigada a enfrentar suas memórias.

A programação também traz o tradicional programa da Semana da Crítica, feita por críticos de cinema do mundo inteiro e exibida durante o Festival de Cannes. A parceria entre a Semana da Crítica e o Festival de Curtas de São Paulo já dura mais de 12 anos e em 2013, exibe dois programas, com a seleção completa apresentada por lá.

Da França, também vem o programa que comemora os 30 anos da Agência Nacional do Curta-metragem, uma instituição dedicada a promover o formato na França e no mundo. Entre os filmes escolhidos para essa comemoração, está a obra-prima do diretor Jean-Pierre Jeunet, Foutaises, diretor de longas como Delicatessen e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.