Festival de curtas de São Paulo divulga os filmes selecionados

O Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo- Curta Kinoforum acaba de divulgar a lista de filmes selecionados para sua programação principal que será exibida durante a sua 24 ª edição, que acontece entre os dias 22 e 30 de agosto. Dirigido por Zita Carvalhosa, o festival é considerado um dos maiores do mundo em filmes neste formato.

A lista, que é formada pelas mostras Internacional, Latino-americana e Programas Brasileiros, incluem a Mostra Brasil, Panorama Paulista e Cinema em Curso. Ao todo, o Festival apresenta anualmente em torno de 400 filmes, que este ano serão exibidos em sete salas espalhadas por São Paulo, com entrada gratuita.

A Mostra Internacional conta com 59 filmes, selecionados a partir de quase 3 mil inscrições recebidas. As obras provêm de 39 países em todos os continentes, entre documentários, animações, experimentais e ficções.

Entre os selecionados, estão diversos filmes premiados nos principais festivais do mundo dedicados ao formato de curta-metragem. O francês A Fuga (La Fugue), por exemplo, recebeu o Urso de Ouro de Melhor Curta-metragem no Festival de Berlim. Dirigido por Jean-Bernard Marlin, o filme mostra um agente do sistema penitenciário francês acompanhando uma garota delinquente de Marselha que se apresenta à Justiça.

Da Espanha vem Uma História para os Modlins (A Story for the Modlins), do brasileiro Sérgio Oksman, que recebeu o prêmio do público do Festival de Clermont-Ferrand, o maior dedicado ao curta-metragem do mundo. O documentário redescobre Elmer Modlin, que apareceu no filme O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski, e depois desapareceu com a família. O Leopardo de Ouro do Festival de Locarno que foi para A Massa de Homens (The Mass of Men), de Gabriel Gauchet, discute a questão do desemprego na Europa.

Entre os diretores consagrados que apresentam seus últimos trabalhos em curta-metragem estão o português João Pedro Rodrigues e o francês Philippe Découfflé.

A Mostra Latino-americana destaca a produção de nove países, em 28 curtas-metragens. Entre os destaques estão o colombiano Solecito, de Oscar Ruiz Navia, que integrou a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2013; o chileno Asunción, de Camila Luna Toledo, e o mexicano Contrafábula de uma Niña Dissecada, de Alejandro Iglesias, ambos integrantes da mostra Cinefondation de Cannes. Há também os argentinos 9 Vacunas, de Iair Said, vencedor do prêmio de Melhor Curta no BAFICI, e Asesinato en Junín, de Andrew Sala, vencedor do Festival de Tampere, na Finlândia.

A programação brasileira apresenta filmes que se destacaram em festivais de todo o mundo e também terá várias estreias. A Mostra Brasil conta com filmes como Pouco Mais de um Mês, do mineiro André Novais, que recebeu menção honrosa na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, e o também mineiro Tremor, de Ricardo Alves Jr., que está selecionado para o Festival de Locarno, na Suíça.

Com uma história de amor adolescente entre dois garotos, o curta O Pacote, de Rafael Aidar, é sua estreia na direção e a estreia do filme no Brasil, depois de ter sido exibido na seleção oficial do Festival de Berlim. Um filme extremamente sensível, que aborda a questão da homossexualidade e da aids de forma simples e criativa.

Os diretores Juliana Rojas e Marco Dutra, de Trabalhar Cansa, apresentam o seu novo curta, Nascemos Hoje, Quando o Céu Estava Carregado de Ferro e Veneno, uma ficção científica musical sobre o amor, que faz sua estreia mundial no festival.

Também estão estreando O Olho e o Zarolho, de Juliana Vicente e René Guerra, diretor do premiado Os Sapatos de Aristeu, uma fábula sobre uma família não convencional diante de valores tradicionais; e O Homem que Matou Deus, do francês Noé Vitoux, que filmou no interior do Acre com uma equipe totalmente formada por indígenas. O curta mostra um jovem índio de uma aldeia amazônica que, ao perceber que não restam animais para caçar na floresta, decide caçar homens brancos.

No Panorama Paulista, um dos destaques é O Sol Pode Cegar, de Tati Loureiro (São Paulo), sobre um garoto que perde a virgindade com a empregada doméstica da família, que mora em sua casa.

A lista completa de filmes selecionados está disponível no site http://www.kinoforum.org.br/curtas/2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.