MIS recebe programação do Festival Internacional de Cinema de Locarno

O MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, exibe retrospectiva com filmes de autores que primam pela liberdade da linguagem cinematográfica e que compuseram a programação do Festival Internacional de Cinema de Locarno, grande plataforma de lançamento de filmes do cinema de autor e que ocupa posição de destaque entre os maiores festivais de cinema mundiais.

Há 66 anos, no mês de agosto, a cidade de Locarno, na Suíça, se torna sede do Festival Internacional de Cinema de Locarno. Oferecendo um apanhado das novas produções ao redor do mundo e das novas perspectivas da filmagem, o festival é voltado para novos diretores e para o cinema emergente. Também foi um dos primeiros festivais a abrir espaço para a cinematografia do Leste Europeu, a exibir um filme chinês e a dar prêmios a diretores soviéticos, além de desenvolver e apoiar o cinema suíçoO Festival deste ano contará com a presença de representantes do Programa Cinema do Brasil – dedicado à internacionalização do cinema brasileiro –, com o objetivo de ampliar a participação dos filmes nacionais na próxima edição.

A retrospectiva acontece do dia 9 ao dia 15 de agosto, com exceção do dia 12. As sessões ocorrem às 19h de cada dia no auditório do MIS. Os ingressos são gratuitos, com retirada 1h antes na recepção. Os filmes têm classificação livre.

Confira a programação:

09/08 SEXTA

Acidente
Direção: Cao Guimarães e Pablo Lobato, Brasil, 2006, 72 min, DVD, cor

 

Único filme brasileiro que integrou a Mostra Competitiva do 59° Festival Internacional de Cinema de Locarno, em 2006, teve sua estreia na seção “Cineastas do Presente”. O filme se constrói como um poema – ou ensaio – a partir dos nomes de 20 cidades do Estado de Minas Gerais, todas com até 6 mil habitantes, montando uma espécie de crônica sobre a fugacidade da vida através do que acontece arbitrariamente diante da câmera. 

10/08 SÁBADO

Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera
Direção: Kim Ki-Duk, Coreia do Sul, 2003, 103 min, DVD, cor

Tido como uma das grandes revelações do Festival em 2003, o quinto filme de Kim Ki-Duk, um dos grandes nomes do cinema sul-coreano, divide-se em cinco partes que representam fases da vida; a infância, adolescência, maturidade, superação e o recomeço. Ganhador do prêmio NETPAC (Network for the Promotion of Asian Cinema).

11/08 DOMINGO

Rubber
Direção: Quentin Dupieux, França, 2010, 85 min, DVD, cor

Exibido em 2010 no Festival de Locarno, o filme de Dupieux, vulgo Mr. Oizo para aqueles o conhecem através da música eletrônica – e que também assina a trilha sonora do filme – narra a história de um pneu que ganha vida e descobre ter poderes paranormais. Uma paródia às produções hollywoodianas e àquelas feitas nos anos 70 com baixo orçamento, foi um dos grandes representantes do cinema de vanguarda do Festival naquele ano.

13/08 TERÇA

Juízo
Direção: Maria Ramos, Brasil, 2007, 90 min, DVD, cor

Também exibido na seção “Cineastas do Presente”, em 2007, “Juízo” foi o único filme lusófono da seção. Nesse documentário, Maria Ramos aborda a realidade de um centro de recuperação de menores em cumprimento de sentenças judiciais, no Instituto Padre Severino, Brasil. Com atores amadores, o documentário segue sem mostrar o rosto de seus personagens.

14/08 QUARTA

Filmefobia
Direção: Kiko Goifman, Brasil 2008, 80 min, DVD, cor

Outro filme da seção “Cineastas do Presente” do Festival de Locarno, do ano de 2008, o filme de Goifman é quase uma experiência em laboratório, na qual documenta experiências de fobia de diversas pessoas. Aplaudido de pé pelo público do Festival após sua exibição.

15/08 QUINTA

Gerry
Direção: Gus Van Sant, EUA, 2002, 103 min, DVD, cor

Provocador de reações extremas quando exibido no Festival de Locarno, Gerry procura ser um retrato fiel do que aconteceu com dois adolescentes. Baseado em um caso verídico de dois jovens que se perderam no deserto, Gus procura abordar sem psicologismos o ocorrido. Produzido e protagonizado por Matt Damon, o filme recebeu indicação para a categoria de Melhor Realizador no Festival, em 2002.

 

RETROSPECTIVA FESTIVAL DE CINEMA DE LOCARNO
Data:
De 9 a 15 de agosto (exceto dia 12) às 19h
Local: Museu da Imagem e do Som – MIS – Auditório (172 lugares) – Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Ingresso: gratuito (sujeito à lotação da sala – retirada de ingressos com uma hora de antecedência na recepção do MIS)
Informações: (11) 2117 4777 e www.mis-sp.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.