Encontros com o Cinema Brasileiro divulga selecionados para segunda etapa da 3ª edição

O programa “Encontros com o Cinema Brasileiro”, uma iniciativa conjunta da ANCINE e do Ministério das Relações Exteriores – MRE, anunciou nesta sexta-feira, 22 de novembro, os doze longas-metragens selecionados para exibição ao chefe de programação da mostra Forum do Festival de Berlim, Christoph Terhechte. Ele irá assistir a sessões exclusivas, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.

Foram selecionados para projeção nesta segunda fase da terceira edição dos Encontros com o Cinema Brasileiro os seguintes filmes:

– “Exilados do Vulcão”, de Paula Gaitán
– “Casa Grande”, de Fellipe Barbosa
– “Homem Comum”, de Carlos Nader
– “Corte Seco”, de Renato Tapajós
– “O Mercado de Notícias”, de Jorge Furtado
– “Castanha”, de Davi Pretto
– “Periscópio”, de Kiko Goifman
– “Outro Sertão”, de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela
– “O Mestre e o Divino”, de Tiago Campos
– “Quase Samba”, de Ricardo Targino
– “São Silvestre”, de Lina Chamie
– “Jogo das Decapitações”, de Sérgio Bianchi

De acordo com o indicado no regulamento do programa, os nove primeiros filmes foram selecionados diretamente pelo curador, a partir dos teasers e das informações fornecidas pelas inscrições nos Encontros. Os três últimos da lista entraram como indicações do Programa Cinema do Brasil. Além das sessões, Christoph Terhechte terá a oportunidade de montar sua própria agenda de reuniões com produtores e realizadores brasileiros, para conhecer melhor a realidade do mercado nacional.

A participação dos festivais em cada etapa do projeto é definida levando em conta o calendário de cada um deles, para que os Encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão a sua programação. Na primeira edição, em junho, e na segunda, em setembro, o programa já trouxe ao Brasil os curadores dos festivais de Veneza, Locarno, San Sebastián, Roma, Havana, Amsterdã e Sundance. Em novembro, na primeira fase da terceira edição, estiveram no Brasil os curadores dos festivais de Roterdã e do BAFICI (Buenos Aires).

O programa voltará a ter chamadas no começo do ano de 2014, com participação de curadores das diferentes seções do Festival de Cannes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.