Estão abertas as inscrições para as mostras competitivas do 18º Cine PE

O Cine PE – Festival do Audiovisual, em sua 18ª edição, comemora a maioridade com a participação de longas-metragens estrangeiros e uma programação competitiva segmentada. Segundo os diretores do Cine PE, Sandra e Alfredo Bertini, a intenção de internacionalizar as mostras já estava planejada para a edição de maioridade do evento.

Alfredo  Bertini também destaca que em 2014 os filmes da Mostra Pernambuco ganharão mais destaque com as exibições dentro da grade principal do festival. A programação das mostras competitivas será formada pelas Mostra de Curtas-Metragens Pernambucanos-Mostra Pernambuco; Mostra Nacional de Curtas-Metragens-Mostra Curta Brasil; Mostra Nacional de Documentários-Doc Cine PE, da qual poderão participar também filmes de outros países; e Mostra Internacional de Cinema do Recife, para filmes de ficção. Poderão se inscrever para a Mostra Pernambuco e para a Mostra Curta Brasil produções em ficção, animação e documentário.

O 18º Cine PE-Festival do Audiovisual será realizado de 25 de abril a 3 de maio de 2014, sendo a última noite reservada para a solenidade de premiação dos longas-metragens da mostra internacional. As exibições continuarão a ser realizadas no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

As inscrições para as mostras competitivas deverão ser feitas até 31 de janeiro pelo site www.cine-pe.com.br. O regulamento das Mostras Competitivas de Filmes está disponível para leitura e download nesse mesmo endereço. Permanece a exigência das inscrições de todos os filmes concorrentes (curtas ou longas-metrangens) em 35mm ou digital HD.

Serão mantidos os critérios convencionais no processo seletivo da Mostra Pernambuco e Mostra Curta Brasil com uma curadoria específica. Uma outra curadoria especial fará a seleção dos longas-metragens das mostras Doc-Cine PE e Mostra Internacional de Cinema do Recife. Os resultados do processo seletivo serão divulgados até a primeira quinzena de abril.

Haverá um júri oficial para a Mostra Pernambuco, Mostra Curta Brasil e Doc Cine PE, e outro para a Mostra Internacional de Cinema do Recife, cada um formado por cinco integrantes. As produções selecionadas para a Mostra Pernambuco concorrerão às premiações de Melhor Filme e Melhor Direção.

Para a Mostra Curta Brasil, haverá os prêmios de Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Edição de Som; Melhor Direção de Arte; Melhor Trilha Sonora; Melhor Ator; e Melhor Atriz, totalizando dez prêmios.

Os concorrentes da Mostra Doc Cine PE estarão sujeitos às premiações Melhor Filme e Melhor Direção. Para a Mostra Internacional de Cinema do Recife, haverá 12 prêmios: Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Edição de Som; Melhor Direção de Arte; Melhor Trilha Sonora; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Atriz Coadjuvante; Melhor Ator e Melhor Atriz.

A premiação oficial do Cine PE-Festival do Audiovisual será, como de praxe, o troféu Calunga, mas o evento poderá contemplar alguns concorrentes com prêmios em dinheiro e/ou serviços oferecidos diretamente por patrocinadores e/ou colaboradores do festival.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.