Mostra de Tiradentes abre inscrições para oficinas gratuitas

A Mostra de Cinema de Tiradentes oferece diversas oficinas gratuitas durante o evento, que este ano acontece de 24 de janeiro a 1º de fevereiro. Nesta 17ª edição, o público poderá contar com 11 oficinas culturais gratuitas, somando 330 vagas. São sete modalidades para o público adulto e quatro para jovens e crianças.

Os interessados em preencher uma das vagas têm de hoje (18 de dezembro de 2013) a 10 de janeiro de 2014 para se inscreverem (20h – horário de Brasília) pelo site oficial do evento: www.mostratiradentes.com.br. Além de preencher a ficha de inscrição disponível no site, os candidatos devem inserir, em seu cadastro, um breve currículo para análise. Cada interessado pode concorrer a apenas uma vaga, na oficina que eleger.

Se o número de inscrições ultrapassar o número de vagas oferecidas, a Mostra fará a seleção de acordo com os critérios definidos pela comissão organizadora do evento.

O cineasta gaúcho Gustavo Spolidoro (“Morro do Céu”e “Ainda Orangotangos”)  é o instrutor da oficina “Direção de Não-Atores” que aborda uma situação recorrente do cinema contemporâneo: a presença de personagens reais em filmes com características ficcionais. Spolidoro não pede pré-requisitos e pretende traçar um panorama deste tipo de filmografia que confunde as concepções de gênero.

O roteirista Di Moretti coordena uma das mais procuradas oficinas de Tiradentes, “Roteiro Audiovisual”, com 40 vagas nesta edição. Também a tradicional oficina de Luiz Carlos Lacerda, o Bigode, volta este ano com 35 vagas para alunos interessados em construir um curta-metragem coletivamente da ideia à montagem final.

A criação audiovisual nas novas mídias é tema da oficina #EufaçoaMostra com cocriatividade, dos instrutores Igor Amin e Vinicius Cabral. Esta oficina realiza microfilmes a partir das tecnologias mais acessíveis.

Para os interessados em viabilizar a produção audiovisual, a Mostra traz duas oficinas diretamente relacionadas a oportunidades de mercado: “Formatação de Projetos para TV”, com Letícia Friedrich, e “Conteúdo Audiovisual e Oportunidades de Negócios”, com Wladimir Winter.

Completando a grade de cursos para os adultos, a fotógrafa e secretária executiva do Cineduc, Bete Bullara, ministra a oficina “Cine Clube e Produção Audiovisual na Escola” que vai fornecer elementos para a sinergia cinema e educação. A oficina é voltada a educadores formais ou informais, estudantes de pedagogia, psicologia, comunicação e áreas afins.

O público infanto-juvenil também tem boas opções neste janeiro em Tiradentes. Da oficina “Interpretação e criação de personagens para Atores”, com Eliane Abreu Rios, podem participar jovens de 15 a 18 anos; “Por Trás da Câmera”, com Anna Rosaura e Claudio Keim Doreto, é voltada para a faixa etária de 14 a 18 anos; “Mágicas e Técnicas de Animação”, com Bete Bullara, vai atender a crianças de 8 a 12 anos; e “Uma História, muitas imagens”, de Daniella Penna, recebe crianças de 10 a 14 anos.

Outras informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (31) 3282-2366.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.