Mostra reúne expoentes do cinema chileno

A mostra “O novo cinema chileno”, que acontecerá na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 29 de abril a 4 de maio, apresenta uma seleção de filmes que retratam a cena audiovisual do país nos últimos anos. A programação reúne 12 longas-metragens e 10 curtas, entre documentários e ficções, incluindo títulos que serão exibidos pela primeira vez no Brasil. No sábado, no dia 3 de maio, às 17h, haverá uma mesa de debate com a presença de cineastas e estudiosos.

Entre os destaques da mostra estão os longas De Quinta a Domingo, de Dominga Sotomayor, que ganhou o Tiger Award de Melhor Filme no Festival de Cinema de Rotterdam; Glória, de Sebastián Lelio, que levou o Urso de Prata de Melhor Atriz, no Festival de Berlim, para Paulina Garcia; e Jovem Aloucada, de Marialy Rivas, que fez grande sucesso em sua estreia no Festival de Sundance.

Outra produção importante no programa da mostra é o documentário A Valsa dos Inúteis, do diretor Edison Cajas, ainda inédito no Brasil. No longa, as histórias paralelas de um adolescente imerso no clima político de sua escola e um ex-prisioneiro da ditadura de Pinochet narram o movimento estudantil no Chile.

Cajas estará presente na mostra e participará do debate “Panorama do cinema chileno contemporâneo”, no sábado (3/05). Ao lado dele estarão o pesquisador chileno Carlos Flores, diretor do curso de Cinema e Televisão do Instituto de Comunicação e Imagem da Universidade do Chile, e o professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense, Fabián Núñez, além de Cristóbal Sobera, cineasta e curador da mostra.

A programação completa está disponível no site www.onovocinemachileno.com.br.

 

Mostra “O novo cinema chileno”
Data:
de 29 de abril a 4 de maio
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Entrada: R$2 (inteira) e R$1 (meia)
Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais 3 para cadeirantes); Cinema 2 – 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.