Os Dias com Ele

A jovem cineasta Maria Clara Escobar realizou um filme com seu pai, Carlos Henrique Escobar, intelectual autoexilado em Portugal e com quem teve uma relação mínima. O resultado foi o longa-metragem Os Dias com Ele, vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes, onde foi eleito como melhor filme pelo júri oficial e pelo júri jovem, além de melhor opera prima no DocLisboa​.

A obra revela as descobertas e frustrações ao acessar a memória de um homem e de uma parte da história que são raramente expostos. Ele, filósofo, dramaturgo, poeta e professor, foi um dos intelectuais mais provocativos dos anos 1960 e 1970, tendo sido preso e torturado. Ela, uma filha em busca de sua identidade.

Carlos Henrique Escobar é autor de mais de 30 livros, entre filosofia, poesia e ensaios. Foi o fundador da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, além de professor das Faculdades Integradas Hélio Alonso e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Autodidata, recebeu o título de Notório Saber concedido pela UFRJ em janeiro de 1986.

O documentário de Maria Clara Escobar, que recebeu ainda menção especial no Festival de Cinema de Murcia (Espanha) e menção honrosa no Festival de Cinema de Havana e na 5ª Semana dos Realizadores, entra em circuito comercial no dia 24 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.