Quase um Século – Imagens da Memória

O mais longevo diretor do cinema brasileiro, Rodolfo Nanni, que completou nove décadas, lançará, na próxima segunda-feira, 23, a convite da RioFilme, seu primeiro livro, “Quase um Século – Imagens da Memória”, na Livraria Argumento do Leblon, Rio de Janeiro. Ele também está desenvolvendo seu novo filme de ficção, “Cidade Ilimitada”.

O livro é uma autobiografia ilustrada de sua extraordinária memória, para valorizar fatos vividos junto às mais importantes figuras dos últimos oitenta anos da cultura brasileira. Inclui sua vivência entre os principais artistas do Modernismo brasileiro, suas lembranças como artista plástico, estudante de cinema e ativista político na Paris do pós-guerra, sua experiência como cineasta no Brasil e no exterior, nesses últimos sessenta anos, sua biografia completa, textos de apresentação, fotos pessoais e de suas obras nas diferentes modalidades artísticas que praticou.

O livro relata ainda pormenores de seu contato com esses artistas, trazendo fatos inéditos de suas trajetórias, ao mesmo tempo que constitui um testemunho vivo de sua própria carreira e do ambiente artístico, social e político em que viveu nas diferentes fases de sua vida. Contém ilustrações de obras suas, retratando locais e personalidades, além de contar com a reprodução de obras desses artistas a ele dedicadas ou relativas aos assuntos por ele abordados.

Quase um Século – Imagens da Memória conta também com diversos textos críticos assinados por nomes como Neusa Barbosa, Nelson Pereira dos Santos, Maria Alice Milliet, entre outros.

Sobre o autor: Rodolfo Nanni é considerado um cineasta histórico entre os criadores brasileiros, tendo realizado importantes filmes de ficção e documentários, a maior parte deles premiados. Antes de se dedicar à carreira cinematográfica, estudou desenho e pintura, convivendo com importantes figuras do Modernismo, como Victor Brecheret, de quem era primo, Anita Malfatti, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho Axl Lescoschek, Arpad Zsenes, Vieira da Silva e tendo por colegas Carlos Scliar, Otávio Araújo, Mário Gruber, Renina Kaatz, Miguel Ocampo, entre outros.

Durante sua estada em Paris, onde realizou seus estudos de cinema no IDHEC / FEMIS, foi aluno do célebre historiador de cinema Georges Sadoul e participou da Associação Latino Americana da qual faziam parte Jorge Amado, Pablo Neruda e Nicolas Guillén. Na Itália, teve uma ligação importante com o grupo do neo-realismo, entre eles, Rosselini , Zavattini, Sergio Amidei e, mais tarde, Bernardo Bertolucci e Pasolini.

No Brasil, tem convivido com os mais importantes expoentes de sua geração e da geração anterior, a começar por Alberto Cavalcanti, passando por Nelson Pereira dos Santos que foi seu assistente de direção em O Saci, Walter Hugo Khouri, Cacá Diegues, Flávio Tambellini, Anselmo Duarte, e principais personalidades das gerações subsequentes. Dedicou-se também à formação de novos cineastas, tendo sido professor durante trinta e dois anos, contribuindo para a profissionalização de diretores como Laís Bodanski, Beto Brant e Mara Mourão, entre outros. Atualmente, faz parte da diretoria do Sindicato da Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo (SIAESP) e é membro da Associação Paulista de Cineastas (APACI).

Quase um Século – Imagens da Memória
Autor: 
Rodolfo Nanni
Editora: 
Akron
Páginas:
240
Preço:
R$ 50,00

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.