Novo longa de Hector Babenco abrirá a Mostra Internacional de Cinema

De 22 de outubro a 4 de novembro, acontece a tradicional Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Durante duas semanas, serão exibidos 311 títulos de 62 países e diversas cinematografias em 22 endereços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista, incluindo exibições gratuitas e ao ar livre.

Alinhada com os grandes festivais do mundo, a Mostra traz com exclusividade os principais filmes premiados, revelando cinematografias de nomes pouco conhecidos, mas que já despertam os olhos da crítica, dos júris e do público. A seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo.

A 39ª Mostra Internacional de Cinema é composta por seis seções: Competição Novos Diretores – que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas (os mais bem votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista); Perspectiva Internacional – que apresenta um panorama do recente cinema mundial; Retrospectiva – seção com clássicos e títulos de importantes diretores restaurados pela The Film Foundation; Homenagem – celebração ao centenário do diretor italiano Mario Monicelli, com exibição de cinco títulos restaurados; Apresentações Especiais – sessões em espaços alternativos ou de filmes que completam obra de diretores selecionados pelo evento; e Mostra Brasil – títulos brasileiros inéditos em São Paulo.

A abertura da Mostra acontecerá no dia 21 de outubro, para convidados, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. Fazendo sua estreia mundial, o filme selecionado para abrir o evento é Meu Amigo Hindu, de Hector Babenco, inspiração autobiográfica do diretor, protagonizado por Willem Dafoe. O elenco também conta com Maria Fernanda Cândido, Reynaldo Gianecchini, Selton Mello, Bárbara Paz, Dan Stulbach, Guilherme Weber, Gilda Nomacce, Tuna Dwek, Tania Khalill, Maitê Proença, Dalton Vigh, Ary Fontoura, Ivo Müller, Supla, Vera Valdez, Stella Schnabel, Phil Miler, Dani Galli, Clara Choveux e Rio Adlakha.

Seleção de filmes

Dentre os filmes estrangeiros inéditos confirmados para a edição deste ano, estão os premiados no Festival de Cannes: o francês Dheepan, de Jacques Audiard (Palma de Ouro), o húngaro Son of Saul (Saul Fia), de László Nemes (Grande Prêmio do Júri e da Crítica), o colombiano A Terra e a Sombra (La Tierra y la Sombra), de Cesar Augusto Acevedo (Caméra D’Or), o franco-mexicano Chronic, de Michel Franco (Melhor Roteiro), o islandês A Ovelha Negra (Hrútar), de Grímur Hákonarson (Um Certain Regard), o argentino La Patota, de Santiago Mitre (Semana da Crítica); os premiados no Festival de Berlim: o polonês Body (Cialo), de Malgorzata Szumowska (Melhor Direção), o romeno Aferim!, de Radu Jude (Melhor Direção), o chileno O Botão de Pérola (El Botón de Nácar), de Patricio Guzmán (Melhor Roteiro); o premiado no Festival de Veneza: o venezuelano Desde Allá, de Lorenzo Vigas (Leão de Ouro); os premiados no Festival de San Sebastián: o danês-islandês Pardais (Sparrows), de Rúnar Rúnarsson (Concha de Ouro 2015), o espanhol Magical Girl, de Carlos Vermut (Concha de Ouro 2014), o hispano-uruguaio O Apóstata (El Apóstata), de Federico Veiroj (Prêmio FIPRESCI e Menção Especial do Júri); os premiados no Festival de Sundance: o dinamarquês Pervert Park, de Frida Barkfors e Lasse Barkfors (Melhor Documentário), e o americano A Bruxa (The Witch), de Robert Eggers (Melhor Direção).

Também fazem parte da seleção filmes bem recebidos pela crítica e pelo público, como a trilogia As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes (Portugal); Visita ou Memórias e Confissões, de Manoel de Oliveira (Portugal); Remember, de Atom Egoyan (Canadá); Mistress America, de Noah Baumbach (Estados Unidos); Eisenstein in Guanajuato, de Peter Greenaway (Holanda, México); Coração de Cachorro (Heart of a Dog), de Laurie Anderson (Estados Unidos); Sabor da Vida (An), de Naomi Kawase (Japão); Para o Outro Lado (Kishibe No Tabi), do Kiyoshi Kurosawa (Japão); Ryuzo e seus Sete Capangas (Ryûzô To 7 Nin No Kobun Tachi), de Takeshi Kitano (Japão); Guerra (Krigen), de Tobias Lindholm (Dinamarca); e O Evento (Sobytie), de Sergey Loznitsa (Holanda).

Seleção do Oscar

A seleção de filmes também traz catorze obras já indicadas por seus respectivos países para concorrerem à vaga ao Oscar de melhor filme estrangeiro: Lo que Lleva el Río, da Venezuela; The Paradise Suite, da Holanda; As Mil e Uma Noites – Volume 2, de Portugal; Son of Saul (Saul Fia), da Hungria; Aferim!, da Romênia; El Abrazo de la Serpiente, da Colômbia; A Ovelha Negra (Hrútar), da Islândia; Ixcanul, da Guatemala; O Verão de Sangaïle (Sangaïlé), da Lituânia; Guerra(Krigen), da Dinamarca, Pai (Babai), do Kosovo; Cordeiro (Lamb), da Etiópia; Labirinto de Mentiras, da Alemanha;  e O Esgrimista (Miekkailija), daFinlândia.

Seleção latino-americana

Esta edição da Mostra conta com uma seleção de mais de vinte filmes produzidos por países latino-americanos, como os já citados A Terra e a Sombra (La Tierra y la Sombra), de Cesar Augusto Acevedo (Colômbia; vencedor do Camera D’Or no Festival de Cannes); Chronic, de Michel Franco (México/França; Melhor Roteiro no Festival de Cannes); La Patota, de Santiago Mitre (Argentina; vencedor da Semana da Crítica no Festival de Cannes); O Botão de Pérola (El Botón de Nácar), de Patricio Guzmán (Chile; Melhor Roteiro no Festival de Berlim); Desde Allá, de Lorenzo Vigas (Venezuela; Leão de Ouro no Festival de Veneza); O Apóstata (El Apóstata), de Federico Veiroj (Uruguai/Espanha; Prêmio FIPRESCI e Menção Especial do Júri no Festival de San Sebastián); Lo que Lleva el Río, de Mario Crespo (Venezuela); El Abrazo de La Serpiente, de Ciro Guerra (Colômbia); Ixcanul, de Jayro Bustamante (Guatemala).

Filme ao ar livre

Dando sequência às projeções históricas que a Mostra realiza ao ar livre no Parque Ibirapuera, no dia 31 de outubro, às 20h, a edição deste ano trará a público Meu Único Amor (My Best Girl, 1927), de Sam Taylor, pérola do cinema mudo que marca um fim e um começo na carreira da atriz e produtora Mary Pickford. Foi sua despedida do cinema mudo, do qual foi uma das principais estrelas, mas também a primeira parceria com o diretor Sam Taylor, com quem faria a maior parte de seus filmes falados.

Mary Pickford foi a primeira atriz de cinema a ter participação na bilheteria. Em 1919, fundou a United Artists ao lado de Douglas Fairbanks – seu marido de então –, D.W. Griffith e Charles Chaplin.

Taylor foi a escolha ideal para a comédia romântica, baseada em uma história da escritora Kathleen Norris e um dos maiores sucessos da carreira de Pickford. Ela interpreta Maggie, jovem que se divide entre trabalhar em uma loja e cuidar dos pais e da irmã, que contam com ela para tudo. Quando conhece Joe, funcionário novato de seu departamento, Maggie se apaixona sem saber que ele, na verdade, é filho do dono da loja. Foi para atender a uma imposição de seu pai que Joe começou a trabalhar: se conseguisse uma promoção por seu próprio mérito, sem se valer do sobrenome, ele poderia anunciar o noivado com uma socialite.

Em 1999, a Fundação Mary Pickford pediu que o compositor americano David Michael Frank criasse uma trilha sonora original para o filme, que foi apresentada pela Orquestra de Câmera de Los Angeles. Nesta 39ª Mostra, a apresentação do filme ao ar livre terá acompanhamento ao vivo da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, que será regida pelo próprio David Michael Frank.

Homenagem a Mario Monicelli

Lembrando os 100 anos que o cineasta italiano Mario Monicelli estaria fazendo, a Mostra oferece uma homenagem ao diretor com os cinco títulos restaurados até o momento: A Grande Guerra (La Grande Guerra, 1959), Os Eternos Desconhecidos (I Soliti Ignoti, 1958), Ladrão Apaixonado (Risate di Gioia, 1960), Filhas do Desejo (Vita da Cani, 1950) e Casanova 70’ (1965). O primeiro será exibido em 35mm e os demais em DCP, sendo os três últimos em cópias restauradas pela Cinecittà.

Um dos grandes nomes da Comédia à Italiana, Mario Monicelli contribuiu ao mundo da sétima arte com quase 70 filmes, muitos deles verdadeiras obras-primas. Inspirados pela literatura de Bocaccio e da Commedia dell’Arte, Monicelli costumava dizer que a comédia à italiana existia justamente por retratar a maneira com que os italianos enxergavam a vida e a realidade.

Filmes nórdicos

A Mostra vem desenvolvendo nas últimas edições a tradição de trazer para o público um panorama da produção cinematográfica contemporânea de um país diferente, mas nesta 39ª edição do evento o recorte escolhido não foca em um, mas sim em cinco países que integram o Foco Nórdico, destaque deste ano. Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega e Islândia terão produções recentes exibidas na Mostra.

Com uma seleção de sessenta filmes dos cinco países envolvidos neste panorama, a Mostra oferece a mais ampla perspectiva já feita sobre o cinema nórdico no Brasil, com filmes laureados nos festivais de Cannes, Berlim e Tribeca.

Dentre as obras confirmadas, estão os premiados islandeses A Ovelha Negra (Hrútar), de Grímur Hákonarson, vencedor de melhor filme na seção Um Certain Regard do Festival de Cannes (e indicado pela Islândia a competir pela vaga ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro) e Virgin Mountain (Fúsi), de Dagur Kári, que levou os prêmios de melhor filme, melhor ator e melhor roteiro no Festival de Tribeca. Da Suécia, chegam os filmes Minha Irmã Magra (Min Lilla Syster), de Sanna Lenken, premiado no Festival de Berlim com o Crystal Bear – Geração Kplus (melhor filme com temática jovem), Flocking (Flocken), de Beata Gardeler, vencedor do prêmio Crystal Bear – Geração 14plus no Festival de Berlim e Pervert Park, de Frida Barkfors e Lasse Barkfors, coproduzido com a Dinamarca e Estados Unidos, e que levou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance. Da Dinamarca, Pardais (Sparrows), de Rúnar Rúnarsson, vencedor da Concha de Ouro para Melhor Filme no Festival de San Sebastián.

Sucesso de público e crítica em seus respectivos países, serão exibidos: o sobrenatural sueco O Círculo (Cirkeln), de Levan Akin, baseado no livro “O Círculo”, da Trilogia Engelsfors, de Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren; os dinamarqueses Guerra (Krigen), de Tobias Lindholm (roteirista de A Caça), indicado por seu país a concorrer pela vaga ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e Rosita, de Frederikke Aspöck; e o islandês Túmulos e Ossos (Grafir & Bein), de Anton Sigurdsson.

Exibições especiais

Na Cinemateca Brasileira, no dia 28 de outubro, será exibido o filme Limite, de Mário Peixoto, um clássico de 1931, em cópia restaurada pela The Film Foundation. A obra será seguida por um debate entre a diretora da The Film Foundation em Nova Iorque, Margaret Bodde (Nova Iorque), e Walter Salles.

Em parceria com a Spcine, a Mostra fará uma projeção do filme Tudo que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado, em Heliópolis. A exibição ocorrerá no dia 7 de novembro, durante a Repescagem da Mostra, e será seguida de uma apresentação musical.

Lembrando o Dia das Bruxas, que é celebrado no dia 31 de outubro, a Mostra irá exibir os filmes de terror Túmulos e Ossos (Grafir & Bein), de Anton Sigurdsson, e A Bruxa (The Witch), de Robert Eggers, na madrugada do dia 30 para o dia 31 de outubro, no Cinearte.

No dia 29 de outubro, a Mostra irá exibir com exclusividade os dois primeiros capítulos da série Zé do Caixão, dirigida por Vitor Mafra, com Matheus Nachtergaele, que conta a história da vida e obra de José Mojica Marins. A exibição faz parte da homenagem que a 39ª Mostra está fazendo ao cineasta, que inclui também a exibição de outros três filmes de sua carreira, que compõem a Trilogia do Zé do Caixão: À Meia Noite Levarei sua AlmaEsta Noite Encarnarei no seu Cadáver e Encarnação do Demônio. A homenagem inclui também o Prêmio Leon Cakoff ao diretor.

No dia 27 de outubro, a Mostra promoverá o British Day na Cinemateca Brasileira, em parceria com a Consulado Geral Britânico em São Paulo, com a exibição de quatro títulos que estão nesta 39ª edição. O evento exibirá as obras A Senhora da Van (A Lady in the Van), de Nicholas Hytner, Monty Python – O Sentido da Vida (Monty Python – The Meaning of Life), de Roger Graef e James Rogan, Apenas Jim (Just Jim), de Craig Roberts, e O Inquilino (The Lodger: A Story of the London Fog), de Alfred Hitchcock, filme de 1927 considerado pelo próprio diretor como o primeiro verdadeiramente hitchcockiano de sua carreira. Este último filme, aliás, faz parte da retrospectiva da The Film Foundation e será exibido ao ar livre, gratuitamente, no jardim da Cinemateca Brasileira, com acompanhamento de música ao vivo, com uma trilha inédita criada especialmente para esta sessão.

O evento também promoverá um encontro com Isabel Davis, assessora internacional do British Film Institute, que será mediado por Eduardo Valente, assessor internacional da Ancine, voltado a produtores brasileiros interessados em coproduzir com o Reino Unido.

A Cinemateca Brasileira e a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo se reúnem mais um ano para celebrar o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual (World Day of Audiovisual Heritage). A data foi instituída pela 33ª Conferência Geral da Unesco e é comemorada por cinematecas de diversos países por todo o mundo, sempre com apoio da Federação Internacional de Arquivos de Filmes, a FIAF, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade civil e dos governos para a importância da preservação da memória audiovisual.

Com curadoria da Cinemateca Brasileira, o programa apresenta a diversidade de nosso cinema, como Brasil Anos 2000, de Walter Lima Jr. (1978), O Bravo Guerreiro, de Gustavo Dahl (1969), As Cariocas, de Walter Hugo Khouri (1966), Aopção ou As Rosas da Estrada, de Ozualdo Candeias (1981) e Esse Mundo Não É Meu, de Sérgio Ricardo (1963).

Exibição no vão livre do Masp

Tradicional na programação da Mostra, as exibições no vão livre do Masp deste ano irão apresentar ao público uma seleção especial de cinco filmes, sendo dois longas de José Mojica Marins, A Meia Noite Levarei sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no seu Cadáver (1966), dois de Rogério Sganzerla, Tudo é Brasil (1997) e O Signo do Caos (2005), e Ararat (2002), de Atom Egoyan (em memória do centenário do genocídio armênio, tema do filme).

Filmes da Minha Vida

Há oito anos na programação da Mostra – até então Os Filmes da Minha Vida –, o evento reúne depoimentos de artistas e personalidades sobre os filmes que exerceram alguma influência em suas vidas, acentuando-se mais o aspecto emocional do que técnico ou intelectual dessas produções. O livro que reúne depoimentos dos dois últimos anos será lançado no dia 30.

Geraldine Chaplin é o nome internacional confirmado para fazer seu depoimento ao projeto Memórias do Cinema neste ano. Os encontros do projeto acontecerão no Anexo do Espaço Itaú – Augusta.

Mostra Brasil

A 39ª Mostra vai exibir mais de 70 títulos brasileiros incluídos nas seções Retrospectivas, Apresentação Especial, Perspectiva Internacional e Competição Novos Diretores. Os filmes que estão na Perspectiva Internacional são inéditos na cidade de São Paulo, e os que fazem parte da Competição Novos diretores farão sua primeira exibição pública no país, dentro do evento. Os títulos da competição concorrem ao prêmio Bandeira Paulista de Melhor Filme, dado pelo Júri Internacional da 39ª Mostra. Entretanto, todos os brasileiros da Perspectiva Internacional e da Competição Novos diretores concorrem ao Prêmio do Público da Mostra, que inclui o Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme Brasileiro.

A lista completa dos filmes brasileiros da programação pode ser acessada no site da Mostra, www.mostra.org.

Filme de encerramento

Um Dia Perfeito, longa de Fernando León Aranoa, com Benício Del Toro e Tim Robbins, será o filme de encerramento, no dia 04 de novembro. O diretor estará presente na sessão. Nessa data ocorrerá a premiação da 39ª Mostra.

Encontro de coprodução

A realizar-se nos dias 28 e 29 de outubro, no Itaú Cultural, o Encontro Brasil e Países Nórdicos é uma plataforma de intercâmbio interdisciplinar em que profissionais do Brasil, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia irão discutir e desenvolver novas possibilidades de coprodução, bem como novas estratégias promissoras para a distribuição, exibição e venda do cinema independente. O encontro é fruto da parceria do Cinemas do Brasil com a Mostra.

O evento, que contará com a presença de Manoel Rangel (Presidente da Ancine) e André Sturm (Presidente do Cinemas do Brasil) na abertura, estará aberto ao público em todas as mesas do dia 28/10. Os encontros do dia 29/10 serão exclusivos para produtores e projetos já selecionados.

Sessão ABC e debate

A Sessão ABC foi criada há 12 anos para promover um encontro mensal, aberto e democrático entre profissionais do audiovisual. Com a exibição e debate de importantes obras do cinema, o evento tem como foco a área técnica e seu relacionamento com a criação. Este será o segundo ano que o evento ocorre em parceria com a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com a exibição da série Catedrais de Cultura, dirigida por Win Wenders, Robert Redford, Karim Aïnouz, Michael Glawogger, Michael Madsen e Margreth Olin. A projeção será seguida de um debate com a artista audiovisual francesa Joséphine Derobe, reconhecida por sua parceria com Win Wenders na realização do 3D do filme Pina, dentre outras obras, incluindo Catedrais de Cultura.

Itinerância Sesc

Já tradicional dentre os eventos que se desdobram no ensejo da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, a Itinerância Sesc da Mostra, chega a esta 39ª edição com a exibição de dez títulos selecionados entre as obras que integram a programação de 2015. Os filmes serão exibidos nas unidades do Sesc em Araraquara, Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos e Sorocaba, de 17 de novembro a 17 de dezembro.

Os títulos selecionados para a Itinerância Sesc serão: Os Campos Voltarão, de Ermanno Olmi (Prêmio Humanidade da 39ª Mostra); Visita ou Memórias e Confissões, de Manoel de Oliveira; O Botão de Pérola (El Botón de Nácar), de Patricio Guzman (Prêmio Humanidade da 39ª Mostra); Rocco e seus Irmãos (Rocco e i Suoi Fratelli), de Luchino Visconti; A Terra e a Sombra (La Tierra y La Sombra), de César Augusto Acevedo García (Camera D’Or em Cannes); Sabor da Vida (An), de Naomi Kawase; Para o Outro Lado (Journey to The Shore), de Kiyoshi Kurosawa; Três Lembranças da minha Juventude (Trois Souvenirs de Ma Jeunesse), de Arnaud Desplechin; Labirinto de Mentiras (Labyrinth of Lies), de Giulio Ricciarelli (filme indicado ao Oscar pela Alemanha); As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado, de Miguel Gomes (Filme indicado ao Oscar por Portugal).

Mostra em Campinas

Pela primeira vez, a Mostra também terá, em Campinas, exibições simultâneas de títulos que estarão nesta 39ª edição. As exibições serão nos dias 26, 27, 28, 30 e 31 de outubro, com duas sessões diárias, às 19h e às 21h, no Auditório Umuarama da CPFL Cultura.

Sessão no Rio de Janeiro

Também pela primeira vez, a Mostra chega ao Rio de Janeiro, com uma seleção de treze títulos que fazem parte da programação desta 39ª edição. As exibições ocorrerão de 5 a 11 de novembro, no Espaço Itaú de Cinema Botafogo.

Os títulos selecionados para serem projetados no Rio de Janeiro são: Os Campos Voltarão (Torneranno i Prati, de Ermanno Olmi (Prêmio Humanidade da 39ª Mostra); Visita ou Memórias e Confissões, de Manoel de Oliveira; O Botão de Pérola (El Botón de Nácar), de Patricio Guzman (Prêmio Humanidade da 39ª Mostra); Rocco e seus Irmãos (Rocco i Suoi Fratelli), de Luchino Visconti; A Terra e a Sombra (La Tierra y La Sombra), de César Augusto Acevedo García (Camera D’Or em Cannes); Sabor da Vida (An), de Naomi Kawase; Para o Outro Lado (Journey to The Shore), de Kiyoshi Kurosawa; Três Lembranças da minha Juventude (Trois Souvenirs de Ma Jeunesse), de Arnaud Desplechin; Labirinto de Mentiras (Labyrinth of Lies), de Giulio Ricciarelli (filme indicado ao Oscar pela Alemanha); As Mil e Uma Noites: Volume 1, O Inquieto, de Miguel Gomes; As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado, de Miguel Gomes (Filme indicado ao Oscar por Portugal); As Mil e Uma Noites: Volume 3, O Encantado, de Miguel Gomes; e Coração de Cachorro, de Laurie Anderson.

Sessão em Campos do Jordão 

A Mostra chega a Campos do Jordão com uma seleção de dez títulos que fazem parte da programação desta 39ª edição. As exibições ocorrerão de 5 a 08 de novembro, no Espaço Cultural Dr. Além.

Os títulos selecionados para serem exibidos em Campos do Jordão serão: Os Campos Voltarão, de Ermanno Olmi (Prêmio Humanidade da 39ª Mostra); Visita ou Memórias e Confissões, de Manoel de Oliveira; O Botão de Pérola (El Botón de Nácar), de Patricio Guzmán (Prêmio Humanidade da 39ª Mostra); Rocco e seus Irmãos (Rocco e i Suoi Fratelli), de Luchino Visconti; A Terra e a Sombra (La Tierra y La Sombra), de César Augusto Acevedo García (Camera D’Or em Cannes); Sabor da Vida (An), de Naomi Kawase; Para o Outro Lado (Journey to The Shore), de Kiyoshi Kurosawa; Três Lembranças da minha Juventude (Trois Souvenirs de Ma Jeunesse), de Arnaud Desplechin; Labirinto de Mentiras (Labyrinth of Lies), de Giulio Ricciarelli (filme indicado ao Oscar pela Alemanha); As Mil e Uma Noites: Volume 2, O Desolado, de Miguel Gomes (Filme indicado ao Oscar por Portugal).

Festival da Juventude

Pelo 16º ano na programação da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o Festival da Juventude vai apresentar filmes do evento para estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas. Os títulos selecionados são voltados para as questões específicas da adolescência e as sessões são gratuitas, bastando ao aluno comparecer com uma hora de antecedência e apresentar comprovante escolar. A iniciativa da Mostra é proporcionar gratuitamente aos estudantes parte da sua programação e estimular a participação dos jovens nas manifestações culturais que acontecem na cidade, cumprindo seu objetivo de atrair novas plateias. As exibições ocorrerão no MIS, na Cine Sala e no Cinearte.

Alguns dos títulos já confirmados para o Festival da Juventude deste ano são: Califórnia, de Marina Person; Campo Grande, de Sandra Kogut; Tudo que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado; A Família Dionti, de Alan Minas; Jonas, de Lô Politi; Thor – Lendas de Valhalla, de Óskar Jónasson, Toby Genkel e Gunnar Kalsson; Longo Caminho Para o Norte, de Rémy Chayé; Beatles, de Peter Flinth; Minha Irmã Magra, de Sanna Lenken; Aventura dos Sete Mares, de John Andreas Andersen e Lisa Marie Gamlem; Aérobica – Uma História de Amor, de Anders Rune; Operação Ártico, de Grethe Bøe-Waal; Girls Lost, de Alexandra-Therese Keining; Nervos à Flor da Pele, de Baldvin Zophoníasson; O Círculo, de Levan Akin; Uma Noite em Oslo, de Eirik Svensson; La Tola Box, de Pável Quevedo Ullauri; Vida Real, de Robert Heber; Petting Zoo, de Micah Magee; Under Construction, de Rubaiyat Hossein; Carta Branca, de Jacek Lusinski; Um Homem Decente, de Micha Lewinsky; Rosita, de Frederikke Aspöck.

A programação completa da Mostra está disponível no site www.mostra.org.

 

39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
Data: de 22 de outubro a 4 de novembro
Central da Mostra: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073, (ao lado do Cine Livraria Cultura)
Informações: de 12 a 16/10, das 12h às 18h
Vendas: de 17/10 a 04/11, das 11h às 21h
Circuito (28 salas de 22 locais de exibição): Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer (Área Externa); Biblioteca Mário de Andrade; CCSP – Centro Cultural São Paulo (Sala Paulo Emílio); CINEARTE (Sala 1 e 2); Cine Caixa Belas Artes; Cine Olido; Cine Sala; Cinemateca Brasileira (Sala BNDES); CINESESC; CINUSP na ECA; Espaço Itaú de Cinema – Augusta (Sala 1 e Anexo 4); Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca (Salas 1, 2, 3, 4, e 5); MASP (Vão Livre); Matilha Cultural; MIS; Reserva Cultural (Sala 2); CPFL Cultura – Auditório Umuarama (Campinas); Sala São Paulo; SESC Campo Limpo; SESC Osasco; SESC Belenzinho; SESC Parque Dom Pedro II.

Permanentes e pacotes promocionais
Permanente Integral – R$ 430,00
Permanente Integral Folha (15% de desconto para o titular da assinatura, mediante apresentação da carteirinha de assinante) – R$ 365,50
Permanente Especial (para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) – R$ 100,00
Permanente Especial Folha (15% de desconto para o titular da assinatura para sessões de 2ª a 6ª feira até às 17:55h, inclusive, não contempla finais de semana nem sessões noturnas) – R$ 85,00
Pacote de 40 ingressos – R$ 315,00
Pacote de 20 ingressos – R$ 185,00

*O desconto de 15% da Folha é válido somente para o assinante titular, pessoa física.
* Desconto de 50% na compra de até dois ingressos por sessão de filme da Mostra na bilheteria dos cinemas, para a força de trabalho do sistema Petrobras (devidamente identificada com crachá funcional) e para Titulares do Cartão Petrobras (mediante apresentação do mesmo). 

Ingressos individuais
Segundas, terças, quartas e quintas: R$ 16,00 (inteira) / R$ 8,00 (meia).
Sextas, Sábados e Domingos: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia).

* Para adquirir ingressos no dia da sessão, somente nas salas de cinema.
* A Central da Mostra não vende ingressos avulsos, apenas os pacotes.

Vendas pela internet

No site Ingresso.com, o ingresso poderá ser adquirido com antecedência de quatro dias a um dia da sessão.

Todas as sessões do Cine Olido e CCSP Paulo Emílio custarão R$ 1,00.

Sessões gratuitas: Além do Festival da Juventude, a 39ª Mostra proporciona aos cinéfilos sessões gratuitas no Vão Livre Do MASP, na Cinemateca, naBiblioteca Mário de Andrade, no CINUSP, no Matilha Cultural, no CPFL Cultura – Auditório Umuarama (Campinas), na Sala São Paulo, no SESC Campo Limpo, no SESC Osasco, no SESC Belenzinho, no SESC Parque Dom Pedro II.

2 thoughts on “Novo longa de Hector Babenco abrirá a Mostra Internacional de Cinema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.