Mostra traz panorama da produção contemporânea da Tailândia

A mostra Cinema Tailandês, que acontece na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 12 e 24 de julho, apresenta 12 filmes, a maioria inéditos no Brasil, entre longas e curtas-metragens, com curadoria de Victor Dias e Fabiano de Freitas. Nem mesmo em DVD, Blu-ray ou streaming, é possível ter acesso a esses filmes, o que torna a mostra uma chance única de apreciar uma pequena parcela do universo cinematográfico que a Tailândia tem a oferecer.

O cinema tailandês tem se destacado mundo afora por seus diretores, como Apichatpong Weerasethakul, de pseudônimo “Joe”, o mais renomado diretor do país no momento e cujo filme Síndromes e um Século (2006) estará presente na mostra. Chatrichalerm Yukol também é reconhecido pela longevidade de sua carreira, além de Pen-Ek Ratanaruang e Nawapol Thamrongrattanatir, dois cineastas em plena atividade e que têm filmes participando de festivais no mundo todo.

Os maiores destaques da mostra são clássicos, como Para Sempre seu (1955) e Seda Negra (1961), e obras de jovens cineastas que fogem do lugar comum, como História Mundana (2010) e Ponto de Fuga (2015).

O cinema chegou ao Brasil e à Tailândia no mesmo período e se desenvolveu de forma bem parecida nos dois países – inicialmente, uma curiosidade trazida pela alta classe, e depois, uma grande fonte de entretenimento para a população. Os filmes realizados entre as décadas de 1940 e 1980 se assemelham à produção brasileira, com melodramas, musicais e comédias populares sobre a vida no campo.

Mais informações sobre a mostra está no Facebook.

 

Mostra Cinema Tailandês
Data: 
12 a 24 de julho
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.
Lotação: 80 lugares (mais três para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.
Acesso para pessoas com deficiência

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.