Exposição inédita comemora os 50 anos de “Persona”, de Ingmar Bergman

Para comemorar os 50 anos do filme “Persona” (1966), escrito e dirigido por Ingmar Bergman, a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Itaú Cultural trazem para o Brasil a exposição Por Trás da Máscara – 50 Anos de Persona, que sairá pela primeira vez da Ilha de Faro, na Suécia. A exposição, considerada uma celebração ao filme “Persona”, é um convite para uma viagem através de paineis e projeções do enigmático trabalho de Ingmar Bergman (1908-2007).

Inicialmente montada pela Fundação Bergmancenter, na ilha de Fårö, na Suécia,  a exposição vem ao Brasil através da parceria entre a fundação, a Mostra Internacional de Cinema e o Itaú Cultural. O material exibido abrange notas dos cadernos de trabalho do artista, trechos de roteiro, conteúdo fotográfico e audiovisual.

Os visitantes poderão conferir as origens, o processo criativo e o impacto de “Persona”, o filme mais enigmático do diretor sueco, estrelado por sua então esposa Liv Ullmann e pela atriz Bibi Andersson. Cercado em uma aura de mistério e perplexidade que perdura até hoje, 50 anos depois, o longa terá apresentações especiais na 40ª Mostra.

Na quinta-feira, 20 de outubro, às 19h, será realizado no Itaú Cultural uma mesa de debate logo após a exibição de “Persona”, e contará com a presença da diretora do Bergmancenter, Helen Beltrame, do escritor e psicanalista Contardo Calligaris e da diretora Tata Amaral. O crítico de cinema Sérgio Rizzo mediará o encontro.

Ingmar Bergman nasceu em Uppsala, Suécia, em 1918. Um dos maiores diretores suecos, Bergman teve uma infância traumática marcada por abusos físicos e psicológicos vindos de seu pai, um pastor luterano. Os seus demônios interiores foram exorcizados por meio de seus filmes e peças de teatro que exploraram a ansiedade sexual, a solidão e a busca por um sentido na vida. Entre suas obras cinematográficas, destacam-se “O Sétimo Selo” (1957), que levou Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes, “Morangos Silvestres” (1957), “Gritos e Sussurros” (1972), que recebeu Oscar de Melhor Fotografia, “Fanny & Alexander” (1982), vencedor de quatro Oscars, incluindo o de Melhor Filme Estrangeiro, e “Sarabanda” (2003), entre outros. Morreu aos 89 anos, em 2007.

 

Por Trás da Máscara – 50 Anos de “Persona”
Data:15 de outubro a 6 de novembro – Terça a sexta das 9h às 20h (permanência até as 20h30)
Local: Itaú Cultural – Sala Multiuso – Avenida Paulista, 149 – São Paulo – SP Sábados, domingos e feriados das 11h às 20h
Entrada Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.