Marias

Todas as Marias do Brasil poderão assistir ao documenatário da diretora Joana Mariani de graça na primeira semana do filme em cartaz. Com estreia no dia 17 de novembro, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador, entre outras cidades, “Marias” é um filme sobre a figura onipresente da Virgem Maria em vários países da América Latina que revela uma verdadeira fé no feminino.

Quando começou sua jornada para realização do projeto, Joana pensava em retratar a fé e a devoção à Maria na América Latina. Mas foi percorrendo o continente, visitando as festas e entrevistando devotos marianos que “Marias” se transformou num documentário que ia além disso: tratava-se de simbolismo e do poder do feminino.

O projeto buscou diversidade. Em uma ampla pesquisa antes de cada viagem, a jornalista Carolina Chagas trabalhou com produtores locais em busca de personagens que carregassem Maria na vida e no nome próprio, e que pudessem falar sobre a sua relação com ela. Homens, mulheres, casais, religiosos ou não, crentes ou não, falaram sobre a sua percepção da devoção mariana.

Rodado entre 2009 e 2013 em viagens pelo Brasil, Peru, Nicarágua, Cuba e México, o filme traz também o retrato da identidade dos países, que uniram suas raízes locais às influências dos colonizadores europeus e dos escravos africanos, em um sincretismo não só religioso, mas também cultural e social. “Marias” é uma produção da Primo Filmes e da Mar Filmes com distribuição da Vitrine Filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.