ANCINE divulga Planejamento Estratégico para o quadriênio 2017-2020

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE divulgou o seu Planejamento Estratégico para o quadriênio 2017-2020, concluindo o processo de revisão da estratégia previsto no Sistema Integrado de Gestão da Estratégia e Operações da ANCINE – SIGEOP e trazendo como um de seus produtos um novo Mapa Estratégico da Agência.

Todos os itens do Mapa Estratégico – Visão, Princípios, Valores, Objetivos –  foram revisados e ampliados. A Agência passou a incluir em sua Visão a referência à diversidade e a motivação de ser um centro de conhecimento do setor audiovisual. Entre os Princípios e Valores, foram incluídas a transparência e a busca pela diversidade regional, étnica e de gênero.

A revisão incorporou ao Mapa Estratégico objetivos que já vinham sendo perseguidos pela ANCINE e incluiu novas metas que nortearão sua atividade. Merecem destaques a promoção da produção e circulação de jogos eletrônicos brasileiros independentes e a promoção da diversidade de gênero e etnia na produção de obras audiovisuais brasileiras, no tema Desenvolvimento; e a contribuição para a construção de um marco legal para o serviço de vídeo sob demanda, no tema Regulação/Fiscalização.

No tema Circulação/Acesso, chamam atenção as referências à promoção do audiovisual brasileiro junto às redes de ensino e a promoção da acessibilidade visual e auditiva nas salas de cinema e na TV Paga. Já o tema Gestão do Conhecimento/Comunicação passa a incluir como objetivos o aprimoramento da organização dos dados e informações gerados pela Agência e o aperfeiçoamento do atendimento ao público.

Iniciada em fevereiro de 2016, a construção do Planejamento Estratégico 2017-2020 foi realizada em um processo longo e intenso, que se iniciou com a realização de uma pesquisa Delphi para a prospecção de um Cenário Futuro para o setor audiovisual brasileiro e de um Diagnóstico Organizacional, etapas prévias ao planejamento.

A técnica Delphi, metodologia utilizada na pesquisa realizada para prospecção do Cenário Futuro, baseia-se na consulta a grupos de especialistas sobre a ocorrência ou não de eventos futuros que tragam impactos ao setor audiovisual e por consequência influenciem nas ações da Agência. A pesquisa realizada pela ANCINE teve como horizonte temporal o ano de 2026 e contou com a participação de 745 especialistas, representantes dos diversos segmentos de mercados e atividades do setor audiovisual, bem como da academia e do setor público.

O questionário abordou 13 eventos e tratou de temas como: a evolução dos modelos de negócios do setor; o crescimento do público das salas de cinema; a ampliação do mercado de TV paga; o impacto dos serviços de vídeo sob demanda (VoD); a classe C e o PIB nacional; e a expansão do acesso à internet por banda larga no Brasil, entre outros. Em relação a cada evento o especialista consultado foi solicitado a avaliar qual a probabilidade de ocorrência, bem como a relevância deste para o planejamento estratégico da ANCINE. Além disso, o especialista deveria classificar seu grau de conhecimento e familiaridade com o tema em questão.

A partir da análise da convergência das respostas dos especialistas, levando em consideração as suas áreas de expertise, foi definido um Cenário de Referência para o setor audiovisual brasileiro que serviu de subsídio para o Planejamento Estratégico 2017-2020.

Clique aqui para conhecer o Cenário de Referência que serviu de base para a elaboração do Planejamento Estratégico da ANCINE.

A construção do Cenário e do Diagnóstico Organizacional foi realizada pelas lideranças da ANCINE em oito workshops que possibilitaram à Agência levantar as premissas que norteariam seu planejamento. Durante essa etapa todos os servidores puderam fazer contribuições para o diagnóstico, bem como responder à pesquisa na qual os cenários prospectivos se baseariam.

Com base nestes documentos produzidos, iniciou-se em fevereiro de 2017 o processo de planejamento estratégico em si. Em sua primeira etapa as lideranças da Agência promoveram o debate e a revisão do Mapa Estratégico e de seu painel de indicadores, bem como a proposição de iniciativas e a identificação dos processos estratégicos da Agência. Posteriormente os servidores foram convidados a contribuir, desta vez através da consulta interna sobre a proposta preliminar de planejamento estratégico. O último marco do projeto foi atingido em 17 de abril, quando a Diretoria Colegiada aprovou a forma final do Planejamento Estratégico 2017-2020.

O Mapa Estratégico organiza e comunica a estratégia de atuação da Agência por meio de objetivos relacionados entre si e agrupados em três diferentes perspectivas de negócio (organização interna, foco de atuação e sociedade). Já os objetivos estratégicos são enunciados verbais que derivam das estratégias estabelecidas para a organização. Referem-se a resultados, alvos que deverão ser conquistados para transformar a Missão e a Visão em realidade, por meio da canalização de esforços e recursos ao longo de períodos de tempo predefinidos.

A Missão é a declaração de propósito ampla e duradoura, que individualiza e distingue a organização das demais. Delimita a atuação da organização no espaço de negócio no qual ela atua, implicando a compreensão do papel da organização em face da realidade, indicando sua natureza, sua razão de existir. A missão da ANCINE definida no Mapa Estratégico é “Desenvolver e regular o setor audiovisual em benefício da sociedade brasileira”.

A Visão é um objetivo não quantificável e de longo prazo, que expressa onde e como a organização pretende ser vista e reconhecida no futuro. Pode ser considerada uma projeção futura dos negócios da organização, uma projeção do lugar ou espaço que se pretende que a organização venha a ocupar no futuro. A visão da ANCINE é “Ser centro de conhecimento e principal indutor do desenvolvimento equilibrado do setor audiovisual, com ampliação do acesso, diversidade e valorização do conteúdo brasileiro”.

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