Cacá Diegues e Betty Faria protagonizam episódio inédito de “Grandes Cenas”

O diretor Cacá Diegues e a atriz Betty Faria são os convidados do episódio inédito de “Grandes Cenas”, 2ª temporada da série exclusiva do canal Curta! que se debruça sobre cenas marcantes do cinema nacional. Juntos, os dois relembram o antológico “Bye Bye Brasil” (1980), considerado por muitos críticos e pesquisadores um dos filmes mais importantes do período.

O longa apresenta três personagens principais: Salomé, Lorde Cigano e Andorinha, artistas mambembes que cruzam o Brasil com a “Caravana Rolidei” e seus espetáculos. O trajeto não foi fictício. Produção e elenco estiveram em diversos cantos remotos, sobretudo do sertão nordestino.

A cena analisada mostra Lorde Cigano, vivido pelo ator José Wilker, um charlatão que se diz telepata e oferece o serviço de adivinhação do futuro. Apesar de ser uma ficção, os “consulentes” apenas recebiam a indicação de um tema, mas tinham liberdade para elaborar suas questões, confissões e pedidos ao “telepata”. Aquele foi um momento de contato com a comovente realidade daquele povo do sertão.

“Ela [a cena] reflete toda a crendice, a ingenuidade e a esperança do povo de ter uma vida melhor. É a crença. (…) É a morte, é o deus, é o misticismo. Só que essa crendice no sertão brasileiro é de cortar o coração”, ressalta Betty Faria.

Dividida em 13 episódios, todos apresentados pelo ator Matheus Nachtergaele, a temporada se dedica a explorar os seguintes filmes, além de “Bye Bye Brasil”: “Que Horas Ela Volta?”; “Bacurau”; “Branco Sai, Preto Fica”; “Benzinho”; “Kbela”; “As Boas Maneiras”; “O Lobo Atrás da Porta”; “Proibido Proibir”; “Castanha”; “Cidade Baixa”; “Um Céu de Estrelas” e “Rasga Coração”.

Dirigida por Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno, a série “Grandes Cenas” foi produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também está disponível no Curta!On. A estreia do episódio é na Quarta do Cinema, no dia 5 de outubro, às 23h30.

One thought on “Cacá Diegues e Betty Faria protagonizam episódio inédito de “Grandes Cenas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.