Prêmios Quirino da Animação Ibero-Americana abrem inscrições

Os Prêmios Quirino da Animação Ibero-americana abriram o prazo para a inscrição de obras em sua sexta edição. A cerimônia de entrega de prêmios terá lugar no dia 13 de maio do ano que vem, na cidade de San Cristóbal de La Laguna, Tenerife. Criados em 2018, os prêmios procuram valorizar o talento e a indústria da animação ibero-americana, além de fomentar as redes profissionais entre ambos os lados do oceano e contribuir para a construção de um mercado ibero-americano da animação.

Os Quirino premiarão as melhores obras em seis categorias principais: Longas-metragens, Séries, Curtas-metragens, Curtas escolares, Obras por encomenda e Animação de videogame. Também serão reconhecidas as melhores obras em três categorias técnicas: Desenvolvimento visual, Desenho de animação e Desenho de som e Música original. As obras apresentadas nas categorias principais competirão automaticamente nas categorias técnicas.

A convocação está dirigida a obras com produção majoritária de algum dos 23 países ibero-americanos que tenham sido estreadas em 2022. No caso de longas-metragens, séries e animações de videogames, as obras estreadas entre 1° de junho de 2021 e 31 de dezembro de 2022 poderão concorrer. As obras poderão ser inscritas tanto por seus diretores como por suas produtoras ou distribuidoras. A inscrição deve ser realizada através da plataforma Festhome, antes de 15 de dezembro, às 23h59 (hora da Espanha) e o regulamento de participação está disponível neste link.

Entre todos os trabalhos apresentados, um Comitê de seleção escolherá seis indicados por categoria, que serão anunciados em fevereiro de 2023. Posteriormente, um júri internacional elegerá três obras finalistas em cada categoria, que concorrerão aos prêmios que serão entregues na cerimônia do dia 13 de maio, em San Cristóbal de La Laguna.

Além de reconhecer as melhores obras de animação ibero-americana, os Quirino incluem o Fórum de Coprodução e Negócios que, acontecerá entre os dias 11 e 13 de maio, paralelamente aos prêmios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.