Bruno Wainer, da Downtown Filmes, lança plataforma de streaming focada na saúde do corpo, da mente e do meio ambiente

Foto: Gabriel e Bruno Wainer © Pedro Curi

Como viver no mundo de hoje? Essa parece ser uma das grandes indagações da contemporaneidade. Vivemos em uma era de extremos, marcada por revoluções tecnológicas e pela aceleração vertiginosa do tempo. Por excesso de informação, competição e individualismo. Não à toa, grande parte dos indivíduos, sociedades e sistemas ambientais sofre de exaustão.

Foi o que aconteceu com Bruno Wainer, sócio e CEO da Downtown Filmes. Em 2020, imediatamente após o que parecia ser o ápice de sua trajetória profissional, tendo acabado de lançar o filme brasileiro de maior sucesso da história do cinema (“Minha Mãe é uma Peça 3”), Bruno se viu em meio a uma profunda crise existencial, acelerada pela chegada da pandemia.

Através da meditação, terapia, psicanálise, livros e documentários, ele conseguiu não apenas superar sua angústia, como passou a viver de outra maneira.

Diante do alívio que sentiu e dos conteúdos audiovisuais que lhe ajudaram a atravessar sua crise, Bruno teve vontade de retribuir. E de criar a primeira plataforma de streaming brasileira dedicada a filmes sobre o bem-estar e a saúde do corpo, da mente, das sociedades e do meio ambiente: aquarius.

Com lançamento programado para 14 de junho, a nova plataforma conta com a experiência e o faro aguçado de Bruno, responsável pela distribuição de importantes filmes independentes e de grande sucesso, como “A Vida é Bela”, “O Paciente Inglês”, “Central do Brasil”, “Cidade de Deus”, “Chico Xavier”, a franquia “Minha Mãe é uma Peça” e por nada menos do que 75% do market share dos lançamentos brasileiros no cinema – fatia que domina desde 2016. Além disso, a Downtown Filmes ocupa, desde 2011, a posição de distribuidora no 1 no ranking de produções nacionais, tendo vendido mais de 60% de todos os ingressos de filmes brasileiros no país.

“A ideia de criar aquarius é uma maneira de colocar em prática o aprendizado dos últimos anos. Uma plataforma de streaming reunindo o melhor conteúdo audiovisual sobre questões contemporâneas importantes, como meio ambiente, ciência e espiritualidade. Minha pequena contribuição na busca de um mundo mais fraterno, ecologicamente sustentável, inclusivo, acolhedor, pacífico e, sobretudo, mais feliz”, explica Bruno.

À frente da operação está seu filho, Gabriel Wainer, CEO da aquarius, que vem trabalhando com o pai há seis anos dentro da Downtown Filmes, desenvolvendo novos negócios, como o estúdio de propriedades intelectuais focado em quadrinhos e audiovisual Guará Entretenimento.

Com 100 títulos iniciais e cinco lançamentos mensais programados, entre produções nacionais e internacionais, aquarius chega ao mercado prezando pela excelência de seu conteúdo, dividido em seis categorias: Espiritualidade, Saúde & Bem-Estar, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Artes e Saber & Sociedade. O minucioso trabalho de curadoria, assinado pelo jornalista, pesquisador e dramaturgo Luiz Felipe Reis, é um dos diferenciais da plataforma.

No catálogo, filmes sobre meditação e espiritualidade que envolvem personalidades como Matthieu Ricard, Amma, Deepak Chopra, Vanja Palmers, Sharon Salzberg, Jack Kornfield, Andrew Weil, Jon Kabat Zinn, Dokushô Villalba, Krishna Das e Thich Nhat Hanh, distribuídos em diferentes títulos, como “Amma’s Way” (2022), “Mantra – Sounds into Silence” (2017), “Agniyogana” (2019), “Breath of the Gods” (2012), “Awake – The Life of Yogananda” (2014) e “The Mindfulness Movement” (2020). A premiada produção nacional “Samadhi Road”, dos irmãos Ahimsa (Júlio e Daniel Hey), também estará na plataforma. O documentário mostra a jornada espiritual da dupla pelo mundo, potencializada por entrevistas com personalidades como Gilberto Gil, Sonny Rollins e Amit Goswami.

A questão climática e o ativismo socioambiental são contemplados por produções de peso, como o aclamado “O Sal da Terra” (2014), de Wim Wenders, sobre o trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado; “Greta Thunberg – Rebel with a Cause” (2020); “Seed: The Untold Story” (2016) e “The Seeds of Vandana Shiva”, ambos sobre a ativista ambiental Vandana Shiva; e “Legacy – Notre Héritage” (2020), o mais novo documentário do respeitado fotógrafo e cineasta francês Yann Arthus-Bertrand, criador dos premiados “Home”, “Human” e “Women”. “Legacy”, como o nome sugere, aborda o legado humano no planeta, a partir do que Arthus-Bertrand observou ao longo de décadas fotografando as transformações ambientais e climáticas ocorridas na Terra. Outro consagrado diretor, Werner Herzog também está presente no catálogo da aquarius com títulos como “Wheel of Time” (2003) e sua obra mais recente, “The Fire Within” (2022).

Já no campo dos psicodélicos e do renascimento das pesquisas sobre eles na psicoterapia hoje, há filmes como “Descending the Mountain” (2021), “Psychedelia” (2021), “Cannabis Through the Ages (2020) e “The Mushroom Speaks” (2021), “The Medicine” (2019) e “Dying to Know” (2014), sobre a relação de amizade entre Timothy Leary e Ram Dass.

Além deles, clássicos da psicologia e da mitologia como “Joseph Campbell and the Power of Myth” (1988) compõem a seleção, junto com documentários de arte como “John Lennon – The Dreamer” (2020), “Andrei Tarkovsky – A Cinema Prayer” (2019), “Worlds of Ursula K. Le Guin” e o cultuado “The Endless Summer” (1965). Na área da neurociência e inteligência artificial, produções recentes como “Artificial Immortality” (2021), “In Silico” (2020) e “The Divided Brain” (2019).

A nova iniciativa já entra no mercado com um lançamento exclusivo no catálogo. Disponível aos assinantes a partir do dia 29 de junho, o documentário autobiográfico “Eu” – a estreia de Ludmila Dayer na direção de longas-metragens – retrata o processo de autoconhecimento e recuperação da atriz, diagnosticada recentemente com a síndrome do pânico e o vírus Epstein-Barr. Os créditos do projeto trazem ainda a cantora Anitta, como produtora associada, e Fernanda Souza que, além de assinar a produção executiva, participa no filme como atriz convidada.

Através de um sistema de navegação intuitiva e inteligente, o conteúdo da aquarius vai poder ser acessado por diferentes dispositivos, como celular, SmarTv e Web, e o assinante do streaming vai poder criar playlists com seus filmes favoritos, por exemplo, ou com aqueles que pretende assistir.

Desenvolver a própria tecnologia é uma direção natural. Um produto digital tem a potência global e escalável de distribuir seu conteúdo e, consequentemente, de expandir o horizonte de negócios. Além da propriedade intelectual, a análise dos dados permitirá que a aquarius esteja sempre “escutando” seu público. Por conta disso, a arquitetura da informação é um aspecto fundamental para o sucesso do projeto, já que está ligada diretamente à qualidade da experiência.

Existe ainda um segmento analisado pelo empresário que agrega os mercados de bem-estar e tecnologia. As diversas plataformas de nicho apontam para a crescente tendência do consumidor pela busca de conteúdos especializados. Elas podem ter mais sucesso de crescimento em escala sendo mais segmentadas do que genéricas, sem correr o risco de entrar em disputa com os grandes players já consolidados do mercado.

Outro fator importante é a crescente preocupação com a saúde e a qualidade de vida em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde o tema ganha mais importância a cada dia. Dados publicados em 2021, pelo banco de investimento Credit Suisse, indicam que o mercado global de bem-estar crescerá 19% até 2024. Os números podem ultrapassar US$ 6,8 trilhões. Divulgado recentemente, o relatório Edges 2023 (TBWA\Worldwide), que levantou tendências de comportamento para este ano no mundo todo, mostra que bem-estar físico e mental é o tema mais relevante para os brasileiros.

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