Nicho 54 e Instituto Moreira Salles realizam formação gratuita em preservação audiovisual para profissionais negres

O  Nicho 54, instituto que apoia a carreira de pessoas negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica na indústria, e o Instituto Moreira Salles (IMS) realizam, de 26 a 29 de setembro, a quinta edição do Memórias Pretas em Movimento, uma formação gratuita e presencial de preservação audiovisual direcionada a profissionais negres. As inscrições acontecem até 18 de setembro e podem ser realizadas por meio deste link. São 35 vagas destinadas a profissionais do setor em áreas como realização, pesquisa, montagem, roteiro, além de pesquisadores de outras áreas das humanidades. A oficina acontece na sede de São Paulo do IMS (Av. Paulista, 2424).

Memórias Pretas em Movimento: Oficina de Preservação Audiovisual foi criada para aproximar profissionais negres da ocupação da preservação e da memória. Ao longo dos quatro dias do encontro, será possível compartilhar reflexões, conhecimentos e experiências e construir um espaço que trate das especificidades técnicas do ofício, sempre com uma perspectiva racializada. Para esta edição, o curso conta com a curadoria convidada da Indeterminações, idealizada por Gabriel Araújo e Lorenna Rocha, que propuseram à formação um percurso por eixos temáticos dando destaque a uma perspectiva interdisciplinar e com entrelaçamentos temporais.

Além disso, no último dia de formação (29), a aula “Memórias pretas em disputa no cinema brasileiro ou o caso de digitalização do filme ‘A Rainha Diaba’” (1974) será aberta ao público, com participação de Débora Butruce (SP) e Luís Fernando Moura (PE). Após o encontro, haverá ainda a exibição dos filmes “A Rainha Diaba”, de Antonio Carlos da Fontoura, em cópia restaurada, e curtas-metragens produzidos por Najur (Ana Julia Theodoro) e Maria Odara.

Para este evento, as senhas serão distribuídas no local a partir de 18h. Essa atividade está sujeita a lotação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.