Documentário brasileiro sobre tragédia de Mariana será exibido no Vancouver Latin American Film Festival

O documentário brasileiro “O Lugar Mais Seguro do Mundo”, que retrata as consequências da tragédia que assolou o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), após o rompimento da barragem do Fundão, foi selecionado para exibição no Vancouver Latin America Film Festival.

Dirigido pelas paulistanas Aline Lata (MyMama Entertainment) e Helena Wolfenson, o documentário acompanha Marlon, um jovem que tem sua vida transformada após se tornar vítima de uma das maiores catástrofes socioambientais do mundo, oriundo do rompimento da barragem de rejeitos de minério. Forçado a migrar do campo para a periferia da cidade, ele passa a lidar com novos conflitos e testemunha a repetição de outra tragédia da mineração no Brasil, escancarando o descaso e a injustiça no país.

Ocorrido há oito anos, o rompimento da barragem do Fundão é o pior desastre socioambiental da história brasileira, tendo despejado 55 milhões de metros cúbicos de lama tóxica que destruiram o pequeno distrito de Bento Rodrigues, custando a vida de 19 pessoas e desalojando mais de 600 moradores do local. O episódio destruiu ainda um dos mais importantes rios da região, o Rio Doce, sob o qual o fluxo de lama percorreu mais de 800 quilômetros, afetando 39 municípios em Minas Gerais e Espírito Santo.

Em sua estreia mundial, o filme conquistou o Prêmio Canon do Júri de Melhor Filme Internacional no prestigioso festival DocLisboa. O documentário foi selecionado, ainda, para o Festival de Biarritz, FIDBA, Festival de Firenze e o CineOP, que marcou sua estreia no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.