Documentário aborda a sororidade no mundo de hoje

A brasileira Fernanda Pessoa e a mexicana Chica Barbosa, que mora em Los Angeles, são amigas. Em 2020, elas começaram a estabelecer um diálogo sobre a situação do mundo naquele momento, sobre os países onde moravam, percebendo as semelhanças dos governos negligentes com a situação da saúde pública, entre outras coisas. O documentário experimental “Vai e Vem” nasce dessa discussão, dessa vontade de documentar e compreender o mundo em que viviam naquela época. O filme chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 16 de novembro, com distribuição da Boulevard Filmes e codistribuição da Vitrine Filmes, nas praças de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. A classificação indicativa do longa é 14 anos.

A base para o experimento surge da leitura de “Women’s Experimental Cinema”, organizado pela professora americana R. Blaetz. São 16 artigos, cada um sobre o trabalho de uma cineasta mulher do experimental. A proposta era chegar ao fim do livro, nos comunicando estritamente por meio de vídeo-cartas, cada uma inspirada por uma dessas cineastas e seguindo a ordem do livro. Elas tinham de 2 a 3 semanas para fazer cada carta, que deveria ter entre 3 e 6 minutos.

O longa foi exibido em diversos festivais no Brasil e em outros países. Foi o longa de abertura do Olhar de Cinema, em Curitiba, e premiado com o Louis Marcus Award for Best Documentary, no IndieCork Film Festival. Foi selecionado em mais de 20 festivais, como Sheffield Doc/Fest, Cinélatino Toulouse, GuadaLAjara Film Festival, RIDM – Rencontres internationales du documentaire de Montréal, DOK Leipzig, San Diego Latino Film Festival, Queer Lisboa, e EQUIS Festival de Cine Feminista de Ecuador, entre outros.

O filme contou com a codistribuição e coprodução da Spcine e da Secretaria Municipal de Cultura através do Edital no 05/2022/Spcine de Distribuição de Pequeno e Médio Porte de Longas-Metragens e do Edital nº 04/2021/Spcine de Finalização de Longas Metragens de Baixíssimo Orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.