Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta a Maratona Nordeste Fantástico

Foto: Cena do filme “Cipriano e a Morte de Cipriano”

Uma verdadeira maratona voltada para a difusão e o fomento de produções audiovisuais nordestinas, a Maratona Nordeste Fantástico ocupará a unidade da Caixa Cultural Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 28 de janeiro. Ao todo, serão exibidas 26 obras, realizadas entre 1970 e as primeiras décadas dos anos 2000, sendo 11 obras de longas-metragens e 15 produções de curtas e médias-metragens. As produções, divididas entre curtas, médias e longas-metragens, são de diferentes estados do Nordeste brasileiro e passeiam por distintos universos fantásticos nos subgêneros fantasia, ficção científica, horror e gêneros mistos. Além da mostra, também serão realizados bate-papos, masterclass e debates.

O objetivo principal da Maratona Nordeste Fantástico é valorizar e difundir a produção de cinema de gênero realizado no nordeste brasileiro, de modo a proporcionar aos espectadores um maior conhecimento sobre as experimentações em termos de linguagem cinematográfica e do que foi e está sendo pensado e produzido a partir das realidades nordestinas, seus universos simbólicos e imagéticos. O projeto busca promover exibições, debates e reflexões políticas, éticas e estéticas ancoradas no perfil curatorial da mostra.

A Maratona Nordeste Fantástico reúne obras clássicas e contemporâneas que dialogam com a ‘identidade nordestina’, ressaltando as nuances dessa categoria hegemônica a partir do cinema de gênero. A curadoria evidencia processos de imaginários dissidentes, cuja representação de mundos humanos e mais-que-humanos questionam os limites entre tradição/modernidade e estimulam novos olhares sobre vida e arte nordestinas.

O evento também será espaço para diálogos e outras intervenções que não as exibições de filmes. Na sexta-feira, dia 19, após a exibição de “Açucena”, haverá um bate papo com o diretor Isaac Donato e o curador da mostra Diego Benevides. Já no sábado, dia 20, a conversa será com o diretor do longa “Propriedade”, recém-lançado nos cinemas brasileiros, Daniel Bandeira, junto com Diego Benevides.

A quarta-feira, dia 24, contará com a Masterclass Cinema de Gênero desde o Nordeste Brasileiro, com o realizador Ramon Porto Mota e, logo após, haverá a exibição do longa “O Nó do Diabo”. No dia 26, sexta-feira, a Maratona contará com programa de acessibilidade, que consiste em exibições de curtas-metragens com recurso acessível de legenda descritiva. Após a sessão, a equipe da mostra e a curadora e roteirista Carissa Vieira farão um bate-papo com o público. A atividade terá tradução simultânea em libras.

Já no sábado, dia 27, acontecerá pela manhã a Oficina Imagens e Imaginário do Nordeste: Uma Retrospectiva Crítica, com o diretor da Maratona, Rodolfo Holanda. No período da tarde haverá sessão seguida de debate com a realizadora Clara Chroma e o ator Ari Areia, a mediação ficará por conta da curadora e roteirista Carissa Vieira.

A programação completa pode ser conferida em www.caixacultural.gov.br.

Maratona Nordeste Fantástico
Data:
 16 e 28 de janeiro
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38, Centro – (21) 3980-2069 / 2019
Funcionamento da bilheteria: terça a domingo, das 13h às 19h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.