Governo de SP anuncia empresas selecionadas para o Festival de Berlim

O Governo de São Paulo levará uma comitiva com 10 empresas para o 75º Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), um dos maiores eventos do mundo do setor, que acontece de 13 a 23 de fevereiro, na Alemanha. Será a primeira missão de 2025 do programa CreativeSP, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

As empresas selecionadas para a missão são: 44 Toons, Bela Balela Produtora, Conspiração, Coração da Selva, Dezenove Som e Imagens, Lighthouse, RT Features, Supernova Cinema e Arquitetura, Ufo Filmes e Vitrine Filmes. Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.

Um dos destaques do evento é o European Film Market (EFM), espaço no qual profissionais e empresas do mundo todo, como produtoras, agentes de vendas, distribuidores, operadores de cinemas e investidores, se reúnem para negociar. Por abrir o calendário de grandes eventos globais do setor audiovisual, o Berlinale é um forte indicador de tendências e inovações para o resto do ano.

Voltado para setores como tecnologia, inovação, entretenimento, cultura, audiovisual e literatura, o CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

Um dos destaques do Berlinale será um painel, no dia 14 de fevereiro, para debater a internacionalização do cinema brasileiro, especialmente o de São Paulo. Com moderação da gerente Internacional da InvestSP, Julia Saluh, e participação da secretária Marília Marton, ele deve abordar oportunidades de coprodução com parceiros internacionais, além de ações e estratégias voltadas para a atração de investimentos e o fortalecimento do setor audiovisual de São Paulo lá fora.

Em 2024, a projeção de negócios gerados pelas missões do CreativeSP bateu recorde ao atingir R$ 725 milhões, alta de 79% na comparação com o ano anterior. Sem falar na geração de 6,4 mil empregos na indústria cultural. Ao todo, 103 empresas puderam participar de 10 eventos, como os festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França), a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), o South by Southwest (EUA) e o próprio Berlinale.

Para 2025, já estão confirmadas mais quatro missões, todas com inscrições abertas:

– South by Southwest (SXSW) – EUA – 7 a 15 de março
– Games Developers Conference (GDC) – EUA – 17 a 21 de março
– Festival de Cinema de Cannes – França – 13 a 24 de maio
– Festival de Publicidade Cannes Lions – França – 16 a 20 de junho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.