Sudoeste

Sucesso de público e crítica no Festival do Rio 2011, onde recebeu os Prêmios da Crítica (FIPRESCI), Especial do Júri e Melhor Fotografia, SUDOESTE foi apresentado em mais de 20 países, como nos festivais de cinema de Havana (Cuba, 2011) e Toulouse (França, 2012), e no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (Holanda, 2012).

A consagração de SUDOESTE aconteceu com o conceituado Prêmio Andrei Tarkovski, durante a comemoração dos 80 anos de nascimento deste grande poeta do cinema russo, no Zerkalo International Film Festival (Rússia, 2012). Honraria inédita para o cinema brasileiro, o prêmio foi recebido pelo diretor Eduardo Nunes na presença de cineastas célebres como o mexicano Carlos Reygadas, o turco Nuri Ceylan, e os russos Alexander Sokurov e Andrei Zvyagintsev.

O filme se passa numa vila isolada do litoral brasileiro, onde tudo parece imóvel. Clarice percebe a sua vida durante um único dia, em descompasso com as pessoas que ela encontra e que apenas vivem aquele dia como outro qualquer. Ela tenta entender a sua obscura realidade e o destino das pessoas a sua volta num tempo circular que assombra e desorienta.

No elenco, Simone Spoladore (Clarice), Raquel Bonfante (Clarice jovem), Julio Adrião (Sebastião), Dira Paes (Conceição), Mariana Lima (Luzia), Everaldo Pontes (Malaquias), Victor Navega Motta (João), Regina Bastos (Clarice velha); e participação especial de Léa Garcia (Dona Iraci).

Eduardo Nunes estudou na Escola de Cinema da UFF (Rio de Janeiro) e trabalhou em diversos filmes como assistente de direção, produtor e montador. Em 1994, dirigiu seu primeiro curta: SOPRO (codirigido por Flávio Zettel). Seguiram outros quatro curtas: TERRAL (1995), A INFÂNCIA DA MULHER BARBADA (1996), TROPEL (2000) e REMINISCÊNCIA (2001). Juntos, estes filmes ganharam mais de 40 prêmios e foram exibidos em importantes festivais, como Rotterdam, Berlin, Clermont-Ferrand, Havana, Biarritz, Brasília, Gramado, entre outros. SUDOESTE é o seu primeiro longa-metragem. Atualmente, prepara o roteiro de seu segundo longa, adaptado de um romance de Albert Camus, A MORTE FELIZ.

A estreia de SUDOESTE está prevista para 19 de outubro no Rio de Janeiro e 9 de novembro em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.