Mostra une cinema e moda

A 8ª Mostra Cinema de Moda, em cartaz até o dia 3 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, entra na última semana trazendo como destaque o longa-metragem “A Árvore dos Tamancos”, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1978, que conta a vida e as dificuldades de um grupo de camponeses do norte da Itália.

A programação inclui ainda documentários, como o “Nanook, o Esquimó”, que retrata o cotidiano de uma família de nômades nas atividades do dia a dia, entre elas, a confecção das próprias vestimentas, visando apenas em se proteger das baixas temperaturas na região do ártico.

Organizada pelo curador Fernando Zelman e Danilo Blanco, da Galeria Central, a Mostra Cinema de Moda é uma das atrações do Circuito de Moda e Arte, multiprogramação composta por debates, exposições, oficina e outros eventos culturais realizados em diversos pontos da cidade, que têm como temática a cultura da moda. O evento é um dos projetos pioneiros realizados com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.

Antes de cada sessão é apresentado um vídeo, de cerca de três minutos, onde o curador comenta os títulos selecionados, seguido de curiosidades e comentários técnicos do crítico de cinema Christian Petermann e da consultora de moda Titta Aguiar.

Confira a programação da mostra do dia 27 de outubro a 3 de novembro:

27 de outubro | domingo

15h -“Top Models – Um Conto de Fadas Brasileiro” (Richard Luiz, Brasil, 82min, documentário, 2011, livre | Espaço Filmes, DVD)
O documentário foi lançado nas comemorações dos dez anos do São Paulo Fashion Week – SPFW, em 2005. O filme reúne depoimentos e aborda a trajetória da carreira de 24 top models brasileiras que mais se destacaram nas passarelas do São Paulo Fashion Week e nos desfiles de Paris, Londres, Milão e NY, além das milionárias campanhas de publicidade, com destaque para participação de Gisele Bündchen.

19h – “Entre a Loura e a Morena” (Busby Berkeley, EUA, musical, 1h43, 1943, livre | Fox Filmes, DVD)
Durante a Segunda Guerra, soldado apaixona-se por uma cantora que faz apresentações para o pelotão. Mas eles deverão se afastar quando o soldado é enviado em missão no pacífico. O pano de fundo é apenas desculpa para apresentar musicais exuberantes que contam com Alice Faye e Carmen Miranda. Entre os números, se destaca ”The Lady With the Tutti Frutti Hat”, interpretado Carmem Miranda.

30 de outubro | quarta-feira

16h – “Barbarella” (Roger Vadim, EUA, ficção cientifica, 1h38, 1968, 14 anos DVD)
No século XXXXI as guerras já foram abolidas há muito tempo, mas Barbarella (Jane Fonda), uma bela agente, recebe um comunicado do Presidente da Terra (Claude Dauphin), dizendo que uma arma foi inventada e que isto pode perturbar a paz no universo. Assim, sua missão é evitar que tal mal aconteça.

19h – “Zoolander” (Ben Stiller, EUA, Comédia, 1h29, 2001, 14 anos, DVD)
Derek Zoolander (Ben Stiller) é um supermodelo egocêntrico em crise, já que perdeu recentemente o posto de número 1 na classificação dos modelos para seu rival Hansel (Owen Wilson). Deprimido, ele busca auxílio de Jacobim Mugatu (Will Ferrell), seu “papa” no mundo da moda, que tem outros planos para Zoolander. Juntamente com uma falsa agente da CIA, Mugatu realiza uma lavagem cerebral em Zoolander, a fim de transformá-lo em um assassino frio e burro ao seu dispor. O plano de Mugatu é enviar Zoolander para assassinar o presidente da Malásia durante a sua visita a Nova York, pois, com ele morto, Mugatu poderá explorar o trabalho infantil no país, o que resultará em custos mais baixos para sua confecção de roupas. Até que Matilda Jeffries (Christine Taylor), uma jornalista da Time Magazine, desconfia dos planos de Mugatu e decide por evitar que Zoolander complete sua missão.

31 de outubro | quinta-feira

16h – “Nanook, O Esquimó” (Robert J. Flaherty, França / EUA, 1h10, documentário, 1922, livre | Cinemateca MAM/RJ 35 mm)
O filme documenta um ano da vida do esquimó Nanook e de sua família, que vivem em Hudson Bay, no Canadá. A caça (a animais como o leão marinho), a pesca e as migrações de um grupo, que está totalmente à parte da industrialização da década de 20. O documentário revela o cotidiano de uma família que realiza as atividades do dia-a-dia envolta basicamente de uma única questão: ter o que comer.

19h – “Aconteceu Naquela Noite” (Frank Capra, EUA, comédia/romance, 1h40, 1934, livre | Sony Pictures, DVD)
Peter Warren (Clark Gable), um jornalista desempregado, encontra Ellie (Claudette Colbert), que fugiu do iate de seu pais, o milionário Alexander Andrews (Walter Connolly), pois este não aprovar quem ela escolheu para marido. Peter vê a oportunidade de obter uma boa matéria, mas vários fatos criam uma forte aproximação entre eles.

01 de novembro | sexta-feira

15h – “Identidade de Nós Mesmos” (Wim Wenders, Alemanha, documentário, 1h19, 1989, 12 anos, Europa Filmes, DVD)
O cineasta Wim Wenders conversa com o estilista Yohji Yamamoto sobre o processo criativo e avalia o relacionamento entre as cidades e a identidade com o cinema na era digital.

17h – “Top Models – Um Conto de Fadas Brasileiro” (Richard Luiz, Brasil, 82min, documentário, 2011, livre | Espaço Filmes, DVD)
O documentário foi lançado nas comemorações dos dez anos da São Paulo Fashion Week – SPFW, em 2005 O filme reúne depoimentos e aborda a trajetória da carreira de 24 top models brasileiras que mais se destacaram nas passarelas do São Paulo Fashion Week e nos desfiles de Paris, Londres, Milão e NY, além das milionárias campanhas de publicidade, com destaque para participação de Gisele Bündchen.

19h – “A Árvore dos Tamancos” (Ermanno Olmi, Itália, drama/histórico, 3h06, 1978, livre | Versátil, DVD)
Início do século XX, norte da Itália. O filme retrata a vida humilde de um grupo de famílias de camponeses que vivem e trabalham em uma fazenda. Eles recebem por produtividade, mas uma das famílias, percebendo o potencial de seu filho, decide mandar o menino para a escola em vez de contar com mais essa força na lida. As dificuldades são muitas e a escola é distante, mas o verdadeiro problema surge quando o menino fica sem sapatos.

02 de novembro | sábado

15h – “Cinderela em Paris” (Stanley Donen, EUA, Comédia musical, 1h43, 1957, 14 anos, DVD)
Um famoso fotógrafo de modas, Dick Avery (Fred Astaire), trabalha para a Quality Magazine, uma conceituada revista feminina. Dick cumpre as determinações da editora da revista, Maggie Prescott (Kay Thompson), que não está satisfeita com os últimos resultados e tenta encontrar um “novo rosto”. Dick o acha em Jo Stockton (Audrey Hepburn), uma balconista de uma livraria no Greenwich Village onde um ensaio fotográfico ocorrera recentemente. Após certa resistência, Maggie aceita Jo como a modelo que irá à Paris para fotografar e ser o símbolo da Quality. Jo só concorda, pois lá poderá conhecer Emile Flostre (Michel Auclair), um intelectual cujas ideias ela idolatra. Entretanto, ao chegarem a Paris as coisas não correm como o planejado.

19h – “Juventude Transviada” (Nicholas Ray, EUA, drama, 1h51, 1955, 12 anos | Warner, DVD)
Jim Stark (James Dean) é um jovem rebelde, que fez os pais se mudarem de uma cidade para outra, até se fixarem em Los Angeles, sendo preso de madrugada por embriaguez e desordem. Na delegacia conhece Judy (Natalie Wood), uma jovem que está revoltada com o pai, que a chamou de vagabunda e imunda por ter se maquiado e John Crawford (Sal Mineo), mais conhecido como Platão, que atirou em alguns cães.

03 de novembro | domingo

15h – “Entre a Loura e a Morena” (Busby Berkeley, EUA, musical, 1h43, 1943, livre | Fox Filmes, DVD)
Durante a Segunda Guerra, soldado apaixona-se por uma cantora que faz apresentações para o pelotão. Mas eles deverão se afastar quando o soldado é enviado em missão no pacífico. O pano de fundo é apenas desculpa para apresentar musicais exuberantes que contam com Alice Faye e Carmen Miranda. Entre os números, se destaca ”The Lady With the Tutti Frutti Hat”, interpretado Carmem Miranda.

19h – “Bonequinha de Luxo” (Blake Edwards, EUA, Comédia romântica, 1h55, 1961, 14 anos, Paramount, DVD)
Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany`s, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor bancado pela amante que se torna seu vizinho, com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.

8ª Mostra Cinema de Moda
Data: até 3 de novembro de 2013 – quarta a domingo
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo (SP) – Fone: (11) 3113-3651/3652 
Ingresso:
R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada)
Capacidade: 70 lugares, com acesso para portadores de deficiência física.
Mais informações: www.galeriacentral.org e www.bb.com.br/cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.