Tim Lopes – Histórias de Arcanjo

Prostitutas, operários de metrô, dependentes de drogas, menores infratores e traficantes de drogas. Estes são alguns grupos retratados pelo jornalista Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, mais conhecido por Tim Lopes. Doze anos após sua morte, é lançado o documentário “Tim Lopes – Histórias de Arcanjo”, de Guilherme Azevedo, que estreia em 5 de junho.

O filme é uma produção associada da Avexi Filmes, Bruno Quintella, jornalista e filho de Tim Lopes, e Companhia Cinematográfica Filmi di Luzzi, com coprodução da Globo Filmes e distribuição da Europa Filmes. “Tim Lopes – Histórias de Arcanjo” ajuda a entender o homem por trás dessas polêmicas reportagens, que mostravam a desigualdade e as histórias de vida de pessoas pouco conhecidas pela classe média brasileira. O longa-metragem aborda as raízes familiares do jornalista Tim Lopes no Rio Grande do Sul, resgata os bastidores de suas principais matérias investigativas, além de esclarecer as circunstâncias de sua execução, em junho de 2002, durante uma apuração sobre abusos sexuais em bailes funks em uma favela carioca.

Depoimentos de parentes, amigos e companheiros de trabalho, assim como fotos, matérias de jornais e imagens do repórter e suas câmeras escondidas ilustram o documentário, vencedor do Prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio de 2013 e do San Diego Black Film Festival, na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.