Laboratório Novas Perspectivas de Mercado recebe inscrições

Nos dias 13 e 14 de setembro, São Paulo recebe o Laboratório Novas Perspectivas de Mercado, integrante do Concurso de Fomento ao Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais. O evento vai reunir especialistas, acadêmicos, produtores e criadores para discutir desafios e oportunidades no setor. A pauta inclui os novos formatos, plataformas, fontes de financiamento e estratégias de inserção de produções no mercado.

Durante as manhãs, as palestras vão abordar as tendências contemporâneas para a área. À tarde, os laboratórios vão tratar de temas mais específicos como distribuição internacional, coproduções, pesquisa e modelos de negócio para TV, web, games e animação.

O Laboratório é coproduzido pelo Instituto Iniciativa Cultural e pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e faz parte dos encontros do COLab – Laboratório de Convergência, criado pela SPCine. Nesse espaço, a proposta é que os criadores se reúnam durante dois dias para trocas criativas e conversas de negócios, com a participação de players do mercado do audiovisual.

A primeira edição do Laboratório é composta pelas 60 produções escolhidas pelo Edital de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais 2013 da Secretaria Municipal de Cultura. Dentre elas, estão obras inéditas de criadores experientes e primeiros trabalhos de novos realizadores.

No primeiro encontro, voltado à criação, os proponentes apresentaram suas ideias a uma dupla de provocadores formada por profissionais com experiência no setor. O duo era responsável por identificar as potencialidades e fragilidades do projeto e levá-las ao debate.

No segundo encontro, com foco na produção, produtores e criadores assistiram a palestras sobre financiamento e coprodução. Parte dos proponentes se apresentou durante rodada de pitching para um júri formado por representantes de diversas empresas produtoras.

O terceiro encontro do COLab será o primeiro aberto ao público. As inscrições devem ser feitas pelo formulário online. Os interessados em participar dos laboratórios devem enviar também currículo e carta de intenção. Mais informações, no site www.cenacine.com.br.

Confira a programação e do evento abaixo:

SÁBADO – 13 de setembro

10h às 12h30

Palestra: “A Economia Criativa e a Indústria Cinematográfica”
Convidado: Rodrigo Guimarães (RioFilme)

14h às 17h30

Laboratório I: Agentes de Vendas e Distribuição Internacional
Convidada: Priscila Miranda do Rosário (Tucuman Distribuidora de Filmes)

Laboratório II: Planos de Negócios para Conteúdos Destinados à TV
Convidada: Silvia Prado (Cinema Animadores)

Laboratório III: Novos Formatos e a Web (Produção e Distribuição)
Convidados: Guto Aeraphe (Produtor) e Paulo Mavu (Mambo Jack)

DOMINGO – 14 de setembro

10h às 12h30

Palestra: Distribuição e Vendas Internacionais
Convidado: Juan Zapata (Zapata Filmes e Latinópolis Filmes)

14h às 17h30

Laboratório IV: Coproduções Nacionais e Internacionais
Convidadas: Vania Catani (Bananeira Filmes) e Sara Silveira (Dezenove Som e Imagens)

Laboratório V: Pesquisa de Mercado
Convidado: Paulo Sérgio Almeida (Filme B)

Laboratório VI: Negócios em Games e Animação
Convidados: Reynaldo Marchesini (Flamma Filmes) e Eliana Russi (Abragames/Brazilian Game Developers)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.