Osvaldão

Os diretores Ana Petta (Repare Bem), André Michiles (Através), Fabio Bardella (Através) e Vandré Fernandes (Camponeses do Araguaia) integram o coletivo cinematográfico Gameleira, responsável pela produção do documentário Osvaldão. O Gameleira utiliza os recursos gerados por um financiamento coletivo via internet para levar Osvaldão aos cinemas de sete Estados brasileiros.

No dia 10 de dezembro, o longa-metragem chega aos cinemas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) recebem o documentário no dia 17 e, em Recife (PE) e Fortaleza (CE), no mês de janeiro.

Negro, porte de atleta e campeão de boxe, Osvaldo Orlando da Costa foi um dos principais comandantes da Guerrilha do Araguaia, movimento de resistência à ditadura militar, entre fins da década de 1960 e meados de 1970. Foi temido pelos militares e o seu nome virou lenda na região. Moradores contam mitos, dizem que Osvaldão desviava de bala e se transformava em pedra e cupinzeiro.

O documentário resgata a trajetória do guerrilheiro, nascido em Passa Quatro (MG). Os diretores colheram depoimentos de familiares em sua cidade natal e de amigos na capital fluminense, onde Osvaldão estudou. Militantes, mateiros e militares contam sobre o seu ingresso e a sua liderança na guerrilha. O filme traz ainda raras e exclusivas imagens do guerrilheiro em Praga, antiga Tchecoslováquia, durante uma excursão de estudantes.

O músico Criolo empresta voz ao Osvaldão no documentário, que tem participação de outros artistas como Leci Brandão, Antônio Pitanga, Flávio Renegado e Fernando Szegeri.

Osvaldão é uma produção independente que levou dois anos para ser realizada. Após os processos de pesquisa, filmagem, montagem e finalização, com gravações no Rio de Janeiro, Pará, Tocantins e Minas Gerais, o filme teve sua primeira exibição na 38ª Mostra de Cinema de São Paulo. A realização é da Fundação Mauricio Grabois, Clementina Filmes e Estrangeira Filmes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.