Brasil e França assinam acordo que amplia parceria de coprodução

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE, representando o governo brasileiro, assinou nesta segunda-feira, 8 de maio, um Acordo de Coprodução Cinematográfica e Audiovisual com o governo da França. A cerimônia foi realizada na Embaixada da França em Brasília, com a presença do diretor-presidente da ANCINE Manoel Rangel e do Encarregado de Negócios da Embaixada francesa, Gaël de Maisonneuve.

Desde 2010, os dois países possuem acordo de coprodução para obras destinadas a veiculação em salas de cinema. Com a entrada em vigor do acordo assinado nesta segunda, passam a valer também, para efeitos de coprodução, as obras audiovisuais destinadas a uma primeira veiculação na televisão ou em qualquer outro modo de difusão, desde que regulamentado em ambos os países. O documento será agora encaminhado para ratificação no Congresso Nacional.

De acordo com o documento, para serem beneficiadas pela acordo, as obras cinematográficas e audiovisuais deverão ser coproduzidas por, ao menos, uma empresa de produção estabelecida na França e uma no Brasil, reconhecidas e registradas na ANCINE e no Centre National du Cinéma et de l’Image Animée – CNC. A proporção dos aportes financeiros respectivos do coprodutor de cada parte poderá variar de 20% a 80% do custo final do projeto.

Veja aqui o Acordo de Coprodução Cinematográfica e Audiovisual. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.