Itaú Cultural retoma Encontros de Cinema com perfil educativo para estudantes e cinéfilos

No dia 28 de março, às 19h, o Itaú Cultural abre a nova temporada da série Encontros de Cinema. Em consonância com a plataforma de streaming Itaú Cultural Play, dedicada integralmente ao cinema brasileiro, este espaço tem caráter permanente para debater a produção audiovisual no país, com proposta formativa para jovens estudantes e interessados no tema. Mensalmente, a programação trará profissionais para abordar junto ao público diferentes aspectos de uma produção de filmes – do roteiro à fotografia, passando pela direção de arte, sonoplastia e outros – de gêneros diversos, como a animação e o documentário. Os encontros serão realizados sempre na última terça-feira de cada mês na Sala Vermelha, no terceiro andar do IC.

A programação é iniciada com a participação da diretora e roteirista, Jorane Castro. Natural de Belém, ela é considerada uma das mais importantes representantes do cinema da região Norte do país na atualidade. Em um bate-papo intimista com o público, Jorane fala sobre o processo de criação de “Terruá Pará” (foto), realizado este ano e que será exibido na íntegra, antes da conversa com ela.

Jorane traz em sua cinematografia a direção de mais de 20 filmes, entre documentários e ficções, todos ambientados no norte do país. Ela ganhou notoriedade nacional após os lançamentos de “Para Ter Onde Ir”, de 2018, e “Mestre Cupijpe e seu Ritmo”, realizado em 2019 e exibido no Festival de Brasília. A diretora também é idealizadora da Cabocla Filmes, uma produtora criada para desenvolver projetos audiovisuais que propõem um novo olhar sobre a Amazônia. “Terruá Pará” foi lançado em janeiro de 2023 e exibido, pela primeira vez, na mais recente edição da Mostra de Tiradentes.

A reserva de ingressos para assistir ao filme e acompanhar o bate-papo da cineasta com o público, na sequência, já estão disponíveis na plataforma INTI.

A cantora e compositora, conhecida como Rainha do Carimbó Chamegado, é uma das personagens de “Terruá Pará”. Outros são os músicos Manoel Cordeiro, Keilafc, Pio Lobato, Toni Soares, Os Amantes, Luê, Trio Manari. Ele narra a história da música do estado e registra o momento atual de efervescência cultural, propondo um olhar integrado aos movimentos artísticos locais, com destaque para as marcas culturais amazônicas.

Considerado um retrato cultural do Pará, o documentário de Jorane encontra diferentes formas de representar os múltiplos estilos musicais originários do estado, com suas referências e a história local. Além de retratar a importância da fé e da crença, para a compreensão dessa formação cultural, ele perpassa ritmos que transbordam essa cultura, que deixa de ser regional para abarcar uma carga histórica de largas dimensões.

A data do próximo Encontros é 25 de abril com a participação do animador e diretor de cinema, Alê Abreu. Realizador da animação “O Menino e o Mundo”, realizado em 2014 e indicado ao Oscar de 2016, ele conversa com o público sobre o processo de criação de seu mais recente filme de animação, “Perlimps”, de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.